Divulgação científica é tema de reunião entre UFMA e Fapema

publicado: 26/04/2024 17h02, última modificação: 03/05/2024 22h12
Divulgação científica é tema de reunião entre UFMA e Fapema

Com o objetivo de fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio da divulgação científica, e tratar de futuras parcerias, nesta sexta-feira, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, o superintendente de Comunicação, Pablo Monteiro, a diretora de comunicação, Francinete Louseiro, e a diretora da Rádio Universidade, Josie Bastos, realizaram uma visita de cortesia à diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), onde foram recebidos pelo presidente da Fapema, Nordman Wall, juntamente com os diretores Cristiano Capovilla (Científico) e Arnodson Campelo (Administrativo).

Além de fomentar o tripé (ensino, pesquisa e extensão) das instituições de ensino superior, a parceria tem o objetivo de aproximar ainda mais ciência e sociedade. O superintendente de comunicação, Pablo Monteiro, pontuou sobre a importância de divulgar o que as instituições de ensino superior estão desenvolvendo dentro de seus muros. “Estamos aqui reunidos apresentando a nova Superintendência de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão e tratando de possíveis e futuras parcerias para fortalecer a divulgação científica no estado. São ações e estratégias que visam ao desenvolvimento cientifico e tecnológico do Maranhão para que a gente consiga fazer com que a sociedade realmente conheça o que as instituições de ensino têm produzido nas suas pesquisas, nas suas ações de extensão e ensino”, destacou Pablo.

Ao longo de suas histórias, a UFMA e Fapema firmaram parcerias e acordos de cooperação técnica que têm contribuído para o desenvolvimento da pesquisa na Universidade e no Maranhão.

Edital de apoio a projetos de extensão

Durante a reunião, também foi anunciado o edital  para o Apoio à Projetos de Extensão em todas as áreas do conhecimento. Com um montante de R$ 350 mil disponível, a chamada tem, entre seus objetivos, apoiar projetos relevantes que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a participação social, a qualidade de vida dos maranhenses e a redução das assimetrias sociais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 24 de maio por meio do sistema Patronage da FAPEMA. Os interessados podem saber mais sobre a chamada no site da Fundação.

Os projetos devem trabalhar os seguintes temas: ‘Educação, identidade e cultura transformadoras e estruturantes’; ‘Economia próspera e inclusiva’; ‘Meio ambiente valorizado e resiliente’; ‘Sociedade saudável, segura e justa’; e ‘Governança efetiva, conectada e inovadora’. No edital, estão especificados, por tema, os indicadores que devem ser apresentados no desenvolvimento das propostas.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, destacou a importância do edital para as universidade. “Este edital representa um grande incentivo aos extensionistas da Universidade Federal do Maranhão e de todas as universidades em geral. É um grande benefício para o Maranhão, e nós, da UFMA, da pró-reitoria de Extensão, só temos a agradecer a atenção da Fapema e a sensibilidade dos seus diretores e do seu presidente, pelo lançamento deste edital”, declarou a pró-reitora.

Este é o primeiro edital voltado para a extensão em 15 anos.

Com informações da Fapema

Por: Ingrid Trindade