Divisão de Qualidade de Vida da Progep realiza ação do Janeiro Branco, na Sinfra

publicado: 01/02/2024 09h46, última modificação: 01/02/2024 09h46

Na manhã dessa quarta-feira, 31, a Divisão de Qualidade de Vida (DQV), ligada à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), realizou uma ação em alusão ao Janeiro Branco, na Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) do Câmpus São Luís. Na ocasião, por meio de uma dinâmica de grupo e uma exposição dialogada, foram abordadas temáticas relativas à saúde mental, pautando a importância do autocuidado, a validação das emoções para lidar com situações adversas.

Joseilma de Azevedo Garrido, diretora da DQV, explica que a ação é uma forma de estar mais perto dos servidores, o que se faz muito necessário, uma vez que o mês pauta a saúde mental. “A Universidade tem tido uma crescente demanda de servidores com adoecimento mental, especialmente após a pandemia, e nós entendemos que é preciso estar mais perto desse servidor, para ouvi-lo, não só dar as orientações, mas também acolhê-lo, para que possamos realmente fazer uma promoção da saúde mental na Universidade” pontuou.

Segundo Alynne Virginya de Queiroz Lima, psicóloga da DQV e mediadora da exposição, a intenção do momento é dar continuidade a ações importantes, abordando questões que favoreçam a saúde mental, prevenindo o adoecimento mental e, consequentemente, evitando o afastamento do trabalho. “Além disso, buscamos melhorar também outras questões relacionadas ao nosso trabalho, à produtividade. Quando estamos bem, com nossa saúde, a gente consegue desenvolver nossas capacidades, entre elas a laboral”, expôs.

O servidor Ronaldo José Amorim, responsável pela Diretoria de Unidades Centralizadas, conta que valoriza momentos como esses por ser uma questão voltada para o ambiente psicológico, alcançando toda a saúde da instituição, seja dos técnicos, dos professores ou alunos, e por isso deve ser incentivado, encampado e fortalecido.

“Isso é bastante enriquecedor porque, às vezes, o servidor não tem a oportunidade de discutir, de perceber a relevância de tratamento ou de discussão de determinado tema, que, às vezes, são apenas abordados dentro do setor da academia e têm que vir também para o setor do ambiente privado ou do ambiente de trabalho", analisou o servidor.

Por: Juan Terra

Fotos: Gabriel Jansen