Notícias
Discutindo ciência, espaço e tecnologia, UFMA encerra Space Week Nordeste 2024
Ciência, espaço, tecnologias e trocas de conhecimento. Essa foi a Space Week Nordeste 2024, sediada e impulsionada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entre os dias 16 e 20 de setembro.
A última sexta-feira, 20, marcou o encerramento da semana acadêmica da SWN-2024, uma jornada de descobertas, inovação e muita troca de experiência entre estudantes, professores e profissionais de instituições nacionais e internacionais. A vasta programação incluiu palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos e minicursos, todos realizados no Centro Pedagógico Paulo Freire, da UFMA.
Com o tema “Ciência e Tecnologias Espaciais para o Benefício da Natureza e da Sociedade”, a Space Week Nordeste 2024 ofereceu onze minicursos, totalizando noventa horas de atividades; cerca de 28 palestras ministradas por pesquisadores, cientistas e profissionais do Brasil, Estados Unidos, França e Portugal; mesas-redondas; e apresentação de quarenta trabalhos científicos. Ao todo, aproximadamente quinhentos inscritos participaram da programação cientifica do evento. No encerramento da programação na UFMA, o evento promoveu a premiação dos melhores trabalhos científicos.
A pró-reitora da Ageufma, Flávia Nascimento, destacou que a Space Week superou as expectativas e reforçou o potencial da UFMA na área espacial. “Tivemos cinco dias intensos de áreas multidisciplinares relacionadas ao espaço, desde direito até biodiversidade ecológica, passando por estrelas e áreas da física. Tivemos um número inesperado de inscritos e presenças ilustres, inclusive da Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil e do consulado americano. Além disso, contamos com a presença de pesquisadores do Brasil inteiro e de fora do país. Foi uma oportunidade ímpar para a Universidade Federal do Maranhão mostrar o seu potencial de organizar o evento deste porte”, avalia.
O Co-CHAIR da Space Week e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antônio Geraldo Ferreira, reforçou a importância do evento para a criação de redes de contato e para o conhecimento do mercado na área espacial. “[os participantes] criaram já uma grande rede de contatos que podem servir, no futuro, para conseguir uma bolsa ou um estágio. É importante esse evento aqui, porque nós estamos na Era do New Space, então é importante que a juventude se aproprie desse novo mercado espacial que está surgindo, novas profissões surgirão a partir desse mercado, e foi isso que a gente procurou mostrar um pouquinho para quem esteve aqui conosco na Space Week Nordeste 2024, aqui no Maranhão. Aproveito para agradecer a acolhida que tivemos aqui, tanto pela Universidade quanto pela cidade”, expressa.
Visão também compartilhada por Erick Davi, aluno do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que ressaltou a importância das trocas de conhecimento na área de Engenharia Elétrica. “Pela área que eu estudo, que é da Engenharia Elétrica, eu acredito que foi uma troca de conhecimento com pessoas que já atuam nessa área. Foi uma experiência incrível. Acho que engrandece muito o nosso estado, projeta ele nessa área aérea espacial, não só para o Brasil inteiro, como para o mundo. Acho que é fundamental ter esse tipo de evento mais vezes. Espero que aconteça de novo aqui no Maranhão”, ressalta.
A Space Week não atraiu apenas profissionais e estudantes de engenharia espacial, mas também representantes de diversas áreas do conhecimento que convergem com a temática espacial, como o Direito. A programação incluiu palestras, mesas-redondas e minicursos, nos quais foram discutidas as regulamentações sobre atividades espaciais.
“Além de ser um entusiasta na área de ciência, astronomia, estudo dos planetas e corpos elétricos, eu sou advogado. E uma das áreas que está em crescimento, que a Space Week me proporcionou, foi justamente o direito espacial. Que é um conjunto de normas e regulamentos que estudam a exploração do espaço e dos corpos celestes. Foi a primeira oportunidade que eu tive e que eu presenciei no Maranhão”, salienta o advogado Fabricio Gomes.
Ao final do evento, foram premiados onze trabalhos, divididos em diferentes grupos temáticos. Estudantes vindos de Pernambuco, Piauí e do IFMA receberam certificados de participação no evento.
A discente do curso de Engenharia de Pesca da UFMA, Câmpus de Pinheiro, Kedma Costa foi premiada com o segundo lugar no grupo temático II, com o trabalho sobre cobertura da terra no município de Bacuri, Maranhão. Para a discente, é um reconhecimento valioso. “A premiação significou uma realização pessoal, foi a minha primeira premiação em um evento, fiquei bastante emocionada. Foi importante também para reconhecimento do meu curso, engenharia de pesca, para fortalecimento das diversas áreas de atuação”, afirma.
As atividades tiveram continuidade nos dias 21 e 22 no São Luís Shopping, com palestras, atividades lúdicas para crianças e oficinas de foguetemodelismo. A Space Week Nordeste 2024 contou com a presença de representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Embaixada dos Estados Unidos do Brasil, do Consulado Geral dos Estados Unidos no Brasil, além do Governo do Estado do Maranhão e de parceiros institucionais.
A próxima edição da Space Week Nordeste será realizada no estado do Pernambuco, em 2025.
Por: Sarah Dantas
Produção: Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante