Discentes que fazem parte da Empresa Júnior de Engenharia Química da UFMA lançam projeto de visibilidade para empresas juniores

publicado: 17/05/2022 12h35, última modificação: 17/05/2022 22h25

Com a intenção de aumentar a confiança do setor empresarial nas empresas juniores, discentes que fazem parte da Empresa Júnior de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão – Conspeq iniciaram um projeto de visibilidade que pretende reconhecer a importância de uma empresa júnior (EJ). Eles utilizam a trajetória e os resultados obtidos pela Conspeq, veiculada ao curso de Engenharia Química do Câmpus São Luís, como uma forma de incentivo.

O projeto de visibilidade conta com a colaboração da Federação Maranhão Júnior, e a expectativa é que o movimento esteja mais presente nos câmpus da UFMA e de outras instituições. Com a visibilidade, as empresas juniores podem continuar se mantendo no mercado maranhense e incentiva a criação de novas EJs. Por isso a Conspeq segue empenhada em realizar esse suporte, que vai da concepção ao aperfeiçoamento das entidades.

Para o estudante de Economia da UFMA Lucas Magalhães, trainee da Diretoria de Mercado da Conspeq, essa iniciativa é fundamental para que haja mais respaldo no mercado. “A gente não vê muita divulgação falando nem da importância nem dos serviços prestados, que são de alta qualidade e a preço acessível, para todo tipo de empreendedor. É preciso primeiro entender e conhecer a empresa júnior, ter essa confiança, para poder contratar”, apontou.

Uma EJ representa uma associação estudantil sem fins lucrativos, que busca, no meio acadêmico, promover a experiência profissional. Além de registrada na Federação Maranhão Júnior, a Conspeq, criada em 2012, é federada à Brasil Júnior desde 2019. Tanto a primeira federação quanto a segunda são organizações sem fins lucrativos que servem de apoio às respectivas EJs cadastradas. O portfólio da Conspeq engloba consultoria nas áreas de análises químicas, mapeamento e otimização de processos, controle de qualidade, neutralização de carbono, licenciamento ambiental e plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

De acordo com Magalhães, a passagem por uma EJ contribui de forma significativa na vida dos estudantes. Na visão dele, a experiência de mercado proporciona situações como captação de clientes e tomada de decisões, com estímulo ao empreendedorismo entre os estudantes e aplicação do conhecimento teórico na prática. “Além de melhorar o currículo do aluno, demonstra que ele teve proatividade durante sua formação acadêmica, no sentido de procurar uma atividade complementar e, assim, se aperfeiçoar como profissional”, afirmou.

Para saber mais, basta entrar em contato por meio do Whatsapp (98) 9197-2207, do Instagram @conspeqengenharia ou do e-mail .

Saiba mais

Alunos com matrícula ativa na UFMA podem ingressar na Conspeq, independentemente do curso e do câmpus. É preciso ficar atento às redes sociais para se informar sobre o início da seleção de novos membros.  No processo seletivo, fatores como experiência, coeficiente de rendimento e histórico não são levados em consideração. Os novos membros serão escolhidos por meio de aspectos comportamentais, porém alunos de outras graduações só serão aceitos quando não houver uma EJ em funcionamento no curso de origem.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro