Discentes esportistas da UFMA se reúnem com Reitoria e Proaes

publicado: 03/11/2023 12h07, última modificação: 06/11/2023 15h42
Discentes esportistas da UFMA se reúnem com Reitoria e Proaes

Na terça-feira, 31 de outubro, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, recebeu os estudantes da UFMA que conquistaram medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023. A visita teve por objetivo reconhecer o papel fundamental da Universidade como promotora da prática esportiva entre os alunos, fortalecendo sua presença nos campeonatos e trazendo títulos para casa.

Além do reitor, estiveram presentes na reunião o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; o Pró-Reitor de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Soares; o Diretor de Esportes da Proaes, Flávio Pires; bem como os alunos que competiram em diversas modalidades dos JUBs, incluindo os medalhistas.

Os atletas da UFMA conquistaram um total de quatro medalhas nesta edição, sendo uma de ouro no Jiu-Jitsu, duas medalhas de prata no Judô e Tênis de Mesa Paralímpico, e uma de bronze no Tênis de Mesa Paralímpico.

O Pró-Reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares, destacou que esses resultados são fruto dos investimentos feitos pela Universidade. "Este ano de 2022 foi o ano em que a UFMA mais investiu em esporte. É importante relembrar que, quando o professor Natalino assumiu, ele criou a Diretoria de Esporte e Lazer, que tem à frente o professor Flávio Pires. O investimento feito garantiu a participação de atletas em jogos regionais e nacionais, inclusive com o resultado de dois medalhistas no JUBS: um medalhista de ouro, no Jiu Jitsu, e outro no Judô. Nossas equipes sempre vão muito bem nos jogos Universitários" destaca.

Os medalhistas que conquistaram medalhas ouro no Jiu Jitsu e no Judô, são João Gabriel Figueredo e Lucas Rios, respectivamente.

ATLETAS VENCEDORES DO JUBS VISITAM O REITOR - 31.10

Flávio Pires, Diretor de Esporte da Proaes, ressaltou a contribuição da UFMA no apoio aos atletas nos JUBs. "Este ano a gente teve o Jubs na cidade de Joinville, e queria agradecer o esforço da Reitoria em ajudar a equipe a ir para os jogos com conforto e o resultado foi as colocações que tivemos".

Da mesma forma, Rayana Lorena Vieira de Souza, estudante do curso de Educação Física, agradeceu o apoio da reitoria e elogiou o desempenho dos atletas: "Nós somos uma Universidade que, nacionalmente, nos esportes, somos respeitados; este ano, nós realmente nos sentimos abraçados, conseguimos todos os recursos necessários para que pudéssemos viajar tranquilos e ter nosso melhor desempenho" evidencia.

Por fim, o reitor Natalino Salgado enfatizou o compromisso da UFMA em promover a prática esportiva entre os estudantes, visando à melhoria da qualidade de vida e da educação. "Nós investimos em esporte, na nossa gestão, porque sabemos que o esporte é saúde  física e mental. Sabemos que os alunos acabam compensando alguma ausência em sala de aula com o esforço pessoal. E a qualidade de vida que vemos nos esportistas compensa nossos investimentos. Nas nossas gestões, nós investimos muito na estruturação do Curso de Educação Física e hoje temos um curso de referência, com estrutura de treino e com pós-graduação" finaliza.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) reafirma seu compromisso em apoiar talentos como esses, que elevam a instituição ao pódio em competições estaduais e nacionais.

Saiba mais sobre os JUBs

Os Jogos Universitários Brasileiros fomentam a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, do território nacional e promove a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte.

As modalidades disputadas nos JUBs Joinville 2023 foram: acadêmico; basquetebol; breaking; cheerleading; clash royale; counter strike global offensive; free fire; futebol eletrônico; futsal; handebol; judô; jiu-jitsu; karatê; league of legends; tênis de mesa paradesportiva; tênis de mesa; tênis; valorant; voleibol; wrestling; xadrez.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023 foram uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU).

Por: DCom

Fotos: Gabriel Jansen