Discentes dos cursos Hotelaria e Oceanografia são homenageados em Cerimônia de Concessão de Mérito Acadêmico, realizada nessa terça, 1º de fevereiro

publicado: 01/02/2022 14h12, última modificação: 01/02/2022 14h12
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6

Foi realizada nesta terça, 1º de fevereiro, a Cerimônia de Concessão de Mérito Acadêmico, regularizada pela Resolução Consepe Nº 1.983, aos alunos Jorge Luís Júnior e Lorena Batista Silva, ambos do curso Hotelaria; e Thaís Teixeira Gava, do curso Oceanografia. A homenagem é uma honraria pela excelência e relevância intelectual ao longo da graduação, ocasião que marca a primeira vez que graduandos dos respectivos cursos recebem o diploma. A cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível no Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Estiveram presentes de maneira virtual o reitor Natalino Salgado; o vice-reitor Marcos Fábio Belo; a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marília Cristine Valente; a coordenadora do curso Oceanografia, Samara Aranha Eschrique; e o coordenador do curso Hotelaria, Cairo Cezar de Souza; além de familiares e amigos, que dedicaram admiração e felicidade para os homenageados no chat da transmissão.

O reitor Natalino Salgado destacou a importância da homenagem para a universidade e para o crescimento da comunidade acadêmica. “Parabenizo todos vocês que hoje alcançam esse degrau de tão importante reconhecimento e, por extensão, aqueles que contribuíram para que a vitória fosse alcançada. Vocês batalharam muito para chegar até aqui. Tudo valeu a pena, pois foi feito com o coração, e a vitória é mais do que merecida. Sejam ainda mais felizes e produtivos, a UFMA muito se orgulha deste dia”, discursou.

A homenageada Thaís Gava proferiu seu discurso em nome dos colegas homenageados e relembrou momentos difíceis na graduação. Em sua fala, destacou a dificuldade do ensino remoto para toda a comunidade acadêmica, o difícil período de pandemia. “Precisamos e merecemos tudo isso, ainda mais se tratando de dois cursos não tão reconhecidos pela sociedade. Esperamos abrir caminho para outros alunos e que esta cerimônia aconteça com maior frequência”, celebrou.

A coordenadora do curso Oceanografia discursou pela defesa do ensino superior federal e sua potencialidade para a formação de profissionais extraordinários. “Esta cerimônia demonstra que, apesar de todas as dificuldades que o ensino superior federal vem enfrentando, a qualidade do ensino superior da UFMA é grande. Grupos de pesquisa, laboratórios, monitorias garantem a formação de profissionais qualificados, capazes de uso crítico da razão. Parabenizo os nossos queridos e especiais estudantes e suas famílias por essa brilhante conquista”, expressou Samara Eschrique.

Saiba mais

O prêmio de Mérito Acadêmico é regularizado pelo Consepe desde 2020 e é dado ao estudante que cumpre uma série de provas para avaliar aptidão ao processo de aceleração de estudos. Além de uma banca avaliadora, o estudante tem que se encaixar na categoria de alto rendimento acadêmico. A resolução está restrita à graduação e não é a primeira vez a ser concedida na universidade: o primeiro homenageado foi um graduando do curso Pedagogia, do Câmpus Imperatriz.

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa