Discentes dos Centros de Ciências do continente participam do SEMIC e SEMITI

publicado: 14/11/2023 16h15, última modificação: 14/11/2023 17h02
Discentes dos Centros de Ciências do continente participam do SEMIC e SEMITI

A saúde sexual e reprodutiva de migrantes venezuelanas adultas e adolescentes, em Pinheiro, no Maranhão, é o objeto da pesquisa da estudante Catarina Gaspar, discente do curso de medicina do Câmpus de Pinheiro. Catarina faz parte dos 30% dos alunos dos Centros de Ciências do continente que vão apresentar trabalhos durante o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e o Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (SEMITI), que ocorre de 20 a 24 de novembro.

Nos últimos anos, tem-se verificado que a participação dos discentes dos oito centros de ciência do continente que participam das cotas PIBIC está em torno de 1/3 do total, atingindo seu auge no SEMIC de 2022 quando atingiu a marca de 37% dos trabalhos apresentados. O dado aponta para um interesse crescente desses alunos.

Para Catarina, a iniciação científica, principalmente no período da graduação, é extremamente importante para o desenvolvimento de habilidades. “Independentemente da área profissional, acredito que somos seres em constante evolução e que podemos, por meio do conhecimento, trazer inovações. Além disso, vale destacar o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos que, assim como eu, se propuseram a iniciar a participação científica. Destaco também, dentro desses parâmetros, as diversas oportunidades e o networking que a pesquisa oferece, sendo, desse modo, algo extremamente positivo para a minha formação e, principalmente, para o futuro dela”, pontuou.

Segundo Naime Diane Sauaia, coordenadora de programas Pibic e Pibiti/Ageufma, além da participação expressiva, os trabalhos também apresentam resultados qualitativos. “A participação dos alunos do continente tem sido muito bem avaliada em termos quantitativos e qualitativos, recebendo reconhecimento tanto interna quanto externamente à UFMA, e, em todos os anos, há alunos premiados em diversas áreas de conhecimentos no SEMIC. Além disso, tivemos um aluno do continente (Câmpus Imperatriz) premiado na 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. (Prêmio Nacional)”, destacou a coordenadora.

“Confesso que a pesquisa foi desafiadora e extremamente enriquecedora também. As expectativas estão altíssimas! É uma oportunidade incrível de visualizar, como um todo, as diversas pesquisas que estão sendo realizadas no âmbito acadêmico e, por meio delas, enriquecer ainda mais a curiosidade para buscar além do conhecimento.”, diz Catarina às vésperas de apresentar seu trabalho. Este ano, cerca de oitocentos trabalhos deverão ser apresentados durante os cinco dias de evento.

Sobre o SEMIC e SEMITI

O Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e o Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (SEMITI) são eventos anuais, organizados pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização da UFMA, com o objetivo de divulgar os resultados dos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na instituição, com a participação de bolsistas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

A programação do SEMIC e SEMITI 2023 é ampla e abrange diversas áreas de avaliação. O evento será realizado de 20 a 24 de novembro de 2023, e incluirá apresentações orais e pôsteres síncronos. Além disso, as apresentações serão transmitidas on-line, permitindo que mais pessoas acompanhem o evento.

A abertura do evento está programada para o dia 20 de novembro, com uma cerimônia presencial no Auditório Central da UFMA, que também será transmitida on-line. O encerramento e a entrega de prêmios do SEMIC e SEMITI ocorrerão no dia 24 de novembro, também com transmissão on-line.

Por: Ingrid Trindade