Notícias

Discentes do Mestrado Profissional em Comunicação da UFMA desenvolvem soluções práticas para organizações e questões sociais

publicado: 20/03/2024 12h21, última modificação: 20/03/2024 12h42
Oferecido no Câmpus de São Luís, o programa atua na formação de recursos humanos para o mercado e para a pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação
Discentes do Mestrado Profissional em Comunicação da UFMA desenvolvem soluções práticas para organizações e questões sociais

Programas de Pós-Graduação na modalidade Mestrado Profissional buscam qualificar seus discentes para potencializar sua atuação e agregar valor e conhecimento em suas práticas profissionais. Dentro desse contexto, uma das principais características de um Mestrado Profissional é o desenvolvimento de um produto resultante do projeto de dissertação. No caso do Programa de Pós-graduação em Comunicação — Mestrado Profissional (PPGCOMPro), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), esses artefatos são focados na solução de problemas reais, impactos sociais e inovação.

“O Mestrado em Comunicação aqui de São Luís é focado em pesquisa aplicada, ou seja, na solução de problemas reais, impacto social e inovação. Então, o aluno, na seleção, já tem que sugerir pelo menos um anteprojeto de um artefato. Para concluir, ele entrega a dissertação e também o produto”, explica o coordenador do PPGCOMPro, Márcio Carneiro. 

Cerca de 20 artefatos que já foram desenvolvidos no Mestrado Profissional em Comunicação, desde os que ficaram na fase de protótipo até os finalizados, se destacam por desenvolver projetos que exploram os fundamentos teóricos da comunicação e buscam soluções práticas para questões sociais e de inovação, como, por exemplo, a elaboração de um dicionário de gênero e a produção de um guia para a produção e gestão de podcast para organizações, este último premiado como melhor dissertação de mestrado profissional, no Prêmio Intercom de Comunicação 2023.

Os produtos

“Na modalidade profissional, aprendi que, além de estudar os temas e articular teorias, era possível aplicar na prática”, afirmou Juliana Castelo, que desenvolveu o estudo “Dicionário de gênero e mídia: informação para enfrentamento à violência contra a mulher”, pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Comunicação, e teve como produto o “Dicionário de Gênero”, que está em fase final para publicação.

Juliana conta que o estudo sobre gênero teve início ainda na graduação, que culminou com a monografia sobre a violência contra a mulher, e teve fôlego para aprofundar a questão no mestrado. “Tudo começou com o interesse por estudar temas relacionados ao gênero ainda na graduação, fiz a minha monografia sobre a violência contra a mulher, e o interesse de aprofundar o estudo se uniu ao de fazer um mestrado. Ao longo de muitas conversas em reuniões com a minha orientadora, a professora Rakel de Castro, chegamos à ideia do dicionário como uma forma de contribuir para o enfrentamento à violência de gênero por meio da informação das mulheres e de toda a sociedade”, relata Juliana.

O dicionário, que foi construído com base na escuta, diálogo, sugestões e pensamentos de mulheres, deve ganhar versões atualizadas após a primeira publicação. Nesse contexto, Juliana avalia a importância dessa modalidade de mestrado em ter o foco na pesquisa aplicada. “Ir além das paredes da Universidade e alcançar pessoas fora da UFMA faz o nosso esforço diário valer a pena, porque conseguimos visualizar o nosso estudo agindo na realidade de quem precisa. E isso já aconteceu comigo, quando pude ajudar uma pessoa importante que passava por uma violência, apresentando um verbete que tratava exatamente sobre o problema”, declara.

A pesquisa aplicada também foi um diferencial para o estudo do Saylon Sousa. “Ter a oportunidade de desenvolver pesquisa aplicada ajudou bastante para que eu entendesse minhas habilidades de proposição e elaboração de um conteúdo que é, ao mesmo tempo, didático e de valor para o mercado”, avaliou.

Com o propósito de ser um material de referência para profissionais, pesquisadores e estudantes de comunicação e áreas afins interessados na discussão sobre o universo de produção de podcasts, em especial para as organizações, Saylon desenvolveu o estudo “Produção e gestão de podcast: um guia de adoção para as organizações”, que teve como produto final o "Guia Interativo - Podcast para Organizações".

“O guia permitiu mostrar a mais pessoas o meu conhecimento sobre esse formato de mídia e se materializou em mais contratos e negócios envolvendo a produção e edição de podcast. Como acadêmico, ele serve de base para mostrar que tenho uma boa produção científica. Não à toa, foi premiado pela Intercom em 2023 como melhor dissertação de mestrado profissional do país. Então, sim, o trabalho do PPGCOMPro em nos auxiliar no desenvolvimento de produtos de valor ativo ao campo da comunicação é significativo”, declarou Saylon, que está assumindo como Professor Substituto no Departamento de Comunicação da UFMA.

Também fruto do PPGCOMPro, a plataforma coetrae.ma.gov.br, de autoria da jornalista Jeyciane Elizabeth Sá Santos, com orientação de Flávia Moura, nasce de uma necessidade de melhorar a comunicação sobre a temática no Maranhão, tornando as ações de enfrentamento do trabalho escravo mais efetivas.

O produto foi reconhecido com menção honrosa no Prêmio Compós de Teses e Dissertações, o que, para Jeyciane, demonstra a qualidade da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional de Comunicação. “Ser autora da dissertação destacada pelo mérito científico e também por ser considerada uma abordagem inovadora no campo da comunicação, é muito significativo, comprova a relevância científica dessa pesquisa para o território maranhense e nacional, isso faz com que eu me sinta realizada”, finalizou.

Confira mais sobre a pesquisa AQUI.

Vitrine de Soluções

Segundo o coordenador do Mestrado Profissional em Comunicação, Márcio Carneiro, está sendo construída uma plataforma com o objetivo de dar visibilidade para esses artefatos que estão sendo desenvolvidos. A ideia é que seja uma vitrine de soluções para que organizações possam ter acesso ao que está sendo produzido na academia e que pode ser aplicado em suas realidades.

“Estamos construindo uma plataforma, vai sair este ano, que se chama Hub de Soluções, em que vamos publicar os produtos finalizados (livros, guias, manuais, recomendações) para que possamos oferecer para as organizações públicas, privadas, de terceiro setor, pequenas, médias e grandes”, informa o coordenador.

Nova Turma

O processo seletivo para o PPGCOMPro ocorre uma vez por ano, com etapas classificatórias como prova escrita de conhecimentos, análise do projeto de pesquisa, prova oral e prova de compreensão de texto em língua estrangeira. O lançamento do edital para o seletivo para a turma regular de 2024 deve ocorrer em breve, no site do PPGCOMPro.

Para quem pretende integrar o Programa, foi elaborado um Guia do candidato com informações que vão ajudar a tirar as principais dúvidas dos candidatos.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: