Discentes do curso de Turismo da UFMA realizam visita técnica a Alcântara

publicado: 28/12/2023 16h12, última modificação: 28/12/2023 16h18
Discentes do curso de Turismo da UFMA realizam visita técnica à Alcântara

Estudantes do curso de Turismo do Câmpus de São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) participaram, neste mês de dezembro, de uma viagem técnica ao município de Alcântara. Os alunos da disciplina de Tópicos Especiais I estiveram acompanhados da professora do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTUH) Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo. A experiência proporcionou a oportunidade de observarem in loco os principais atrativos culturais e naturais da cidade monumento, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1948.

Com tours organizados pela Empresa Júnior de Turismo, Labotur, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diversos pontos turísticos, como a Praça da Matriz, o Pelourinho, a Igreja do Desterro, a Rua da Amargura, a Igreja das Mercês, o Museu Casa Histórica, a Ilha do Livramento, a revoada dos guarás e a Praia de Itatinga.

O clima natalino e a rica culinária presente no município tornou o passeio e estudo dos discentes ainda mais interessante, podendo enxergar o lado prático da disciplina abordada em sala de aula. No geral, foram levantados tópicos como o planejamento de trilhas em áreas naturais e protegidas, feedback acerca dos serviços de alimentação e guiamento oferecidos e a preocupação com problemas ambientais.

Na concepção da docente Mônica de Araújo, a ocasião da viagem é um dos momentos mais importantes e aguardados da disciplina. “Durante o semestre inteiro, discutimos vários aspectos do nicho, como o turismo de base comunitária, de equipamentos e também de roteiros. Esses roteiros são grande destaque tanto pelo ponto de vista cultural, quanto do ambiental, porque, na viagem, eles têm a possibilidade de conhecer a Alcântara retratada nos vídeos, nas fotos e nas matérias. Contudo, quando você está lá, é outra coisa. É um momento de interação com a realidade”, finalizou.

Por: Gabriel Jansen e Júlio César

Produção: Sarah Dantas