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Discentes do curso de pedagogia da UFMA realizam Subprojeto “Educar (para) o Pensar – Edupen” em escolas municipais de São Luís

publicado: 04/12/2023 11h40, última modificação: 04/12/2023 15h40
Curso de Pedagogia da UFMA realiza Subprojeto “Educar (para) o Pensar – Edupen” em escolas municipais de São Luís

Discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoveram, nesta segunda, 4, o encerramento das atividades realizadas no ano de 2023 do "Subprojeto “Educar (para) o Pensar – EduPen”, cujas ações integram o Programa Residência Pedagógica-Capes. A ação foi realizada na Escola Creche Maria de Jesus Carvalho, localizada no bairro da Camboa.

O projeto busca inserir estudantes das licenciaturas em atividades de docência, promovendo a formação inicial atreladas às teorias e práticas nos contextos escolares. A atividade ocorre desde 2018 e está em sua 3ª edição, tendo parceria com três escolas, sendo elas: UEB Henrique de La Roque Almeida, UEB Raimundo Chaves e Escolas Creche Maria de Jesus Carvalho.

Tendo por objetivo articular uma temática central de modo interdisciplinar com as outras áreas de conhecimento, Walkíria Martins, professora do Departamento de Educação I e coordenadora do subprojeto da Residência Pedagógica, pontua sobre a intenção do projeto com as atividades realizadas com os alunos das três instituições de ensino: “O projeto consiste em fomentar o pensamento crítico e autoral das estudantes de pedagogia de modo que elas possam desenvolver práticas pedagógicas de maneira interdisciplinar nas escolas parceiras na qual o programa desenvolve suas ações, especificamente de docência, a iniciação à docência, logo esse é o foco principal em cada uma dessas escolas, que estão dentro do projeto chapéu, que nós denominamos assim” explica. 

Ela ainda continua: “As estudantes iniciaram as atividades no início de 2023, quando realizaram um trabalho de investigação, observação e orientaram suas atividades para o desenvolvimento de projetos com enfoque em artes. Aqui, por exemplo, estamos acompanhando o 'Fazendo Arte com Ivan Cruz', então essa perspectiva de associar uma área do conhecimento de modo interdisciplinar, que possa aproximar tanto o conteúdo dos inovadores quanto o desenvolvimento da ludicidade no caso específico daqui e de outras aprendizagens com as crianças, o que se torna muito agregador para a formação inicial delas e também para as crianças na escola”. 

O projeto realizou dois eventos para elaborar atividades com os alunos. O primeiro ocorreu no dia 1º de dezembro e foi denominado “Eu sou arte”. Teve a presença do artista maranhense Airton Maranhense na UEB Raimundo Chaves.

O segundo momento, promovido hoje, 4,  “Fazendo arte  com Ivan Cruz" realizou um breve momento de reunião com os familiares para relatar o balanço do avanço do projeto dentro da creche, apresentando fotos e vídeos das atividades realizadas. No segundo momento, os familiares foram convidados para assistir às atividades realizadas com as crianças do maternal II, turma selecionada para a execução do projeto na creche, onde foram mostradas brincadeiras como amarelinha, telefone sem fio, pinturas e brinquedos artesanais. 

A professora da creche Maria Jesus Carvalho e preceptora da Residência Pedagógica, Roseane Lima Martins, explica um pouco mais sobre o projeto na perspectiva de docente: “Nós trabalhamos com as professoras residentes e professoras regentes. A preceptora, no caso eu, direciona as residentes na escola e a professora regente é a professora da sala. As residentes ficam na escola durante dois dias na semana, durante 18 meses, então os primeiros seis meses foram de observação na sala. Este ano, o residência Pedagógica contemplou as turmas do maternal II, que são crianças de 3 anos, logo são quatro turmas, uma turma matutino, sendo uma de meio período e três integrais. Foi uma vivência muito interessante para eles” ressalta. 

Glória Maria, irmã de um dos alunos do maternal C que participou do subprojeto, expressa felicidade e relata quão proveitoso o projeto se tornou para Antônio de 3 anos: “Acredito que a criação desse projeto foi muito importante para ele, para desenvolver habilidades cognitivas, coordenação motora, interesse em brincadeiras que até então ele não conhecia, pois ele vive em uma geração que não é muito acostumada a brincar de amarelinha, de pipa ou de carrinho, agora ele teve novos interesses, saiu um pouco do celular” expressa. 

Discente do penúltimo período de Pedagogia na UFMA, Sharon Rose destaca o balanço geral sobre a participação do projeto como futuro docente: “Participar desse projeto contribuiu muito para minha docência, a minha primeira experiência em trabalhar em creche, eu não tinha trabalhado ainda com crianças pequenas, então foi tudo muito novo, realmente tive que aprender pois não tinha essa experiência, ficava um pouco insegura, mas a gente pôde colocar em prática muita coisa daquilo que estudamos na sala de aula. Tudo isso fez com que a minha docência fosse mais rica, e eu sei que essa experiência vai contribuir muito pra todo o resto da minha vida. A minha vida, tanto acadêmica, que eu estou finalizando, mas também profissional, lá fora, em outras áreas, em outros locais, eu sei que isso vai contribuir bastante. E eu sei que eu não poderia ter feito isso sozinha, tudo foi em parceria com as minhas colegas, com as professoras, e eu acho que esse trabalho conjunto foi muito importante pra gente conseguir se realizar o projeto” finaliza. 

Por: Karina Soares

Fotos: Gabriel Jansen

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

 

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