Discentes do curso de Física foram premiados no XXXVII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste

publicado: 11/12/2023 13h34, última modificação: 11/12/2023 15h11

Discentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) receberam prêmios no XXXVII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste (Efnne), realizado em Salvador, Bahia. O evento, organizado por várias instituições de ensino da Bahia, como UFBA, UEFS, UESC, UFRB e IFBA, recebeu 24 alunos do curso de Física da UFMA, que apresentaram trabalhos pela primeira vez em um evento de caráter regional.

Dois alunos do Programa de Pós-Graduação da Universidade receberam destaque na premiação "pôsteres apresentados". O primeiro, apresentado por Beatriz da Silva Batista, abordou a síntese e caracterização de uma nova liga metálica à base de cobalto, cromo e tântalo, com foco em aplicações biomédicas. O segundo pôster, apresentado por Claudivon Gomes Junior, explorou o estudo das propriedades térmicas de microbastões de molibdato de prata na estrutura hexagonal.

Eder Nascimento Silva, professor do Departamento de Física, revela que a participação é fato inédito para o departamento e por isso tem sua importância. “O EFNNE tem representação de todos os estados do Norte e Nordeste. Ser premiado em duas seções diferentes e enviar um aluno pra divulgar um livro, embora tenha sido o único trabalho, é a certeza de que estamos indo no caminho certo, tanto na iniciação científica e como no mestrado”, ressaltou.

Mais sobre os trabalhos

No trabalho “Effect of new alloy Co63Cr28Ta9 microstructure on its magnetic and corrosive response”, Beatriz concentrou-se na síntese e caracterização de uma nova liga metálica. A liga em questão era composta por cobalto, cromo e tântalo, e o estudo tinha por principal objetivo avaliar suas propriedades físicas, com especial atenção para possíveis aplicações biomédicas. Ela detalhou que os metais e suas ligas são frequentemente utilizados como biomateriais estruturais em implantes médicos. Para aprimorar a qualidade de vida dos pacientes que fazem uso desses implantes, torna-se crucial potencializar as ligas existentes.

Os resultados iniciais indicaram características promissoras que sugerem seu potencial para ser utilizado em implantes médicos, contribuindo assim para o avanço na área de biomateriais e beneficiando a qualidade de vida dos pacientes.

Além disso, Beatriz conta que a oportunidade de receber  menção honrosa pelo trabalho, ao qual tem se dedicado sozinha e em equipe, foi bastante gratificante e motivador.

Também recebendo destaque, o trabalho apresentado por Claudivon Gomes Junior, intitulado “Temperature-dependent Raman scattering and X-ray diffraction study of phase transition in hexagonal silver molybdate”, pautou no estudo das propriedades térmicas de microbastões de molibdato de prata na estrutura hexagonal. O objetivo principal era investigar o comportamento do material em relação às variações de temperatura, com ênfase nas implicações dessas propriedades para aplicações tecnológicas específicas.

A expansão térmica negativa, como explicou, é uma propriedade significativa em diversas aplicações tecnológicas e industriais. Ao contrário de materiais que se expandem quando aquecidos, materiais com expansão térmica negativa contraem-se sob o aumento da temperatura. Essa propriedade é especialmente relevante em setores como fabricação de componentes eletrônicos, aeroespacial, óptica e engenharia de precisão, em que a capacidade de controlar e prever variações dimensionais é crucial.

O discente descreve que participar desse encontro, para ele, proporcionou bons momentos de interação com outros pesquisadores, tanto por meio dos trabalhos apresentados quanto pelo contato constante ao longo de todo o evento. "A premiação serve como validação e reconhecimento por toda a dedicação empenhada no desenvolvimento da pesquisa que compartilhei. A alegria de ter representado não apenas a nossa Universidade, mas também nosso estado e meu grupo de pesquisa, em um evento repleto de exposições brilhantes, é indescritível", concluiu.

Além deles, na seção de Lançamento de Livros, John Ytalo Vieira Damasceno apresentou um pôster sobre o livro "Equações Diferenciais: Aplicações no Ramo das Ciências", resultado de um projeto desenvolvido no curso de Física da UFMA. O projeto buscava integrar teoria e prática, relacionando o conteúdo discutido em sala de aula com a utilização de softwares dinâmicos para plotagem e interpretação de gráficos.

Por: Juan Terra