Discentes do curso de Filosofia do Parfor do município de Peri Mirim colam grau em cerimônia referente ao semestre 2020.2

publicado: 01/09/2021 16h16, última modificação: 01/09/2021 21h48

Em transmissão realizada por meio do Canal Institucional da UFMA no Youtube, foi realizada, na tarde de quinta-feira, 26, a colação de grau do curso de Licenciatura em Filosofia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) no município de Peri Mirim, referente ao segundo semestre de 2020. Na ocasião, a solenidade foi presidida pelo vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Marcos Fábio Belo Matos.

No evento, o paraninfo oficial da solenidade, o professor do curso de Filosofia Plínio Santos Fontenele citou a importância dos laços criados ao longo da graduação. “Tantas histórias se iniciaram, dificuldades vieram, obstáculos surgiram, algumas desistências, mas vocês continuaram nessa estrada até o fim, e aqui estamos neste final, que deve ser o início de tantas outras caminhadas e de tantos outros projetos”, comentou.

Em seu discurso, a oradora oficial, Maria Nazaré Silva, formanda do curso de Filosofia, destacou que foi necessário equilíbrio e sensatez para que os formandos chegassem com júbilo até a colação. “Estudar filosofia é para homens e mulheres de atitude, pois, sem esse recurso, desistiríamos muito facilmente. Não falo por vanglória, apenas para enfatizarmos nossas lutas travadas diariamente”, proferiu.

O vice-reitor comentou a gratidão da Universidade em formar novos profissionais que contribuirão para a melhoria nos índices da educação maranhense. “Nosso desejo é que vocês possam, com este instrumento que recebem agora, ser produtivos, realizados e tenham sucesso e condições de desenvolver, da melhor maneira possível, a profissão que escolheram”, finalizou.

Assista à colação de grau completa do curso de Filosofia de Peri Mirim:

Saiba mais

Na mesa virtual da solenidade estiveram presentes o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Marcos Fábio Belo Matos; o prefeito de Peri Mirim, Eliezer de Jesus Soares; a secretária municipal de Educação de Peri Mirim, Gizelia Pinheiro Martins; a diretora de Ações Especiais da UFMA (Daesp), Lorena Carvalho Martiniano de Azevedo; o coordenador geral do Parfor, José Carlos de Melo; a coordenadora local do Parfor, Mônica Botão Campelo; a coordenadora local do curso da Licenciatura em Filosofia de Peri Mirim, Marli Cutrim de Menezes; e a coordenadora do curso de Licenciatura em Filosofia de Peri Mirim, Helen Nébias Barreto.

Por: Rutielle Barrozo

Produção: Laís Costa