Discentes de Engenharia Química e Química Industrial da UFMA promovem V Semana Acadêmica da Engenharia Química

publicado: 02/05/2024 16h37, última modificação: 02/05/2024 16h37

Os discentes de Engenharia Química e Química Industrial da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promovem, do dia 20 a 24 de maio, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET), a V Semana Acadêmica de Engenharia Química (V SAEQ), que contará com palestras, mesas redondas, workshops, minicursos, visitas técnicas, apresentações de trabalhos e oficinas.

Em sua quinta edição, a Semana Acadêmica de Engenharia Química foi idealizada em 2016, porém houve uma pausa devido à pandemia, e está retornando em 2024 com novas atividades e com o intuito de fortalecer o network de alunos com empresas dentro da Universidade. Esse ano, a temática aborda a “Inovação, Carreira e Desenvolvimento na Indústria”.

Segundo Renato Almeida, discente do 8º período de Engenharia Química e organizador da V SAEQ, “o evento é  feito de discente para discente, com o intuito de trazes as empresas, trazer informação para dentro da Universidade e ter um contato mais amplo com o nosso mercado de trabalho e das empresas que são atuantes no Maranhão. O público-alvo desse evento são justamente o pessoal do setor industrial, da área de produção industrial, abrangendo os cursos de engenharia química, química industrial, engenharia de produção e entre outras engenharias que também agregam ao evento”.

A expectativa é alcançar o sucesso da última edição. "Esperamos cerca de 250 inscritos, como foi na última edição. Organizamos palestras, workshops, mini cursos e entre outras atividades, esperamos alcançar com o evento o fortalecimento de network, alcançar novos contatos, fomentar mais conhecimento e informação sobre a nossa áreas de atuação”, destacou Renato.

As inscrições podem ser feitas no site do evento e os valores variam de R$ 35 para participar do evento, ter acesso a todas as palestras e submissão de trabalhos científicos; entre R$ 30 a R$ 45 para minicursos; R$ 35 para visitas técnicas em empresas como AMBEV e Vale. O evento fornece além de diversas atividades, um certificado de 40h e um kit SAEQ.

Ao longo de suas edições, a Semana Acadêmica de Engenharia Química tem sido uma fonte valiosa de conhecimento e inspiração, contribuindo para formar profissionais capacitados e engajados no desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão. Seu impacto positivo e contínuo é evidente, impulsionando a busca por soluções inovadoras e o progresso da engenharia química no estado.

Por: Karina Soares