Discentes de Educação Física realizam festival de esportes adaptados

publicado: 30/11/2023 14h14, última modificação: 30/11/2023 19h13
Discentes de Educação Física realizam festival de esportes adaptados

No próximo dia 4 de dezembro, das 12h às 15h, no Núcleo de Esportes do Câmpus São Luís, será realizado o Adapt Festival. A iniciativa, organizada pelo professor Rafael Durans e alunos da disciplina de Esportes Adaptado, tem por objetivo oferecer a prática de esporte adaptado a todos os públicos, pessoas com e sem deficiência, da Universidade e da comunidade.

O evento contará com a palestra ministrada por Daniela Cíntia Dutra Lobo, Educadora Física e guia em corridas para deficientes visuais; além disso, serão realizadas competições nas modalidades: Handebol em Cadeira de Rodas, Goalball e Vôlei sentado.

Como explica Adryenne Krysna Cantanhede dos Santos, integrante da turma e uma das organizadoras, o Festival permite que as pessoas, de modo geral, vivenciem as modalidades adaptadas para pessoas com deficiência e percebam o quão emocionante e desafiadoras elas podem ser, e que barreiras e limites, que em suas palavras, existem nos nossos próprios preconceitos.

“Momentos como esses nos permitem também refletir sobre as dificuldades enfrentadas por esse público, deixando-nos mais próximos de suas realidades. Dessa forma, todos ganham, visto que o público com deficiência se vê sendo abraçado e acolhido, sendo visto, já que o evento é para trazer um olhar de carinho para eles, e as pessoas sem deficiência têm a oportunidade de se aproximar, de conhecer e aprender”, completa a aluna.

O professor da disciplina, Rafael Durans, explica que o evento foi pensado para que a comunidade acadêmica possa conhecer um pouco das modalidades esportivas adaptadas, praticadas por pessoas com deficiência. “Momentos como esses são necessários para que o público conheça esses esportes, que acabam não tendo tanta visibilidade da mídia, principalmente da TV, e possam ver quão emocionante, desafiador e divertido pode prática desses esportes, tanto para quem tem deficiência, quanto para que não tem”, finaliza.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro