Discentes de Educação Física promovem Jogo Aberto de Badminton

publicado: 01/12/2023 10h43, última modificação: 03/12/2023 23h43
Discentes de Educação Física promovem Jogo Aberto de Badminton

Segundo esporte mais praticado no mundo, mas ainda pouco conhecido no Brasil, o badminton ainda precisa ser amplamente divulgado e ter sua prática incentivada. Com o objetivo de apresentar o esporte e, no futuro, garantir sua prática dentro das escolas do estado, os discentes da disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino do Badminton, do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promoveram, na tarde dessa quinta-feira, 30, um jogo aberto de badminton.

Sob a supervisão do professor Rafael Durans, além de divulgar o esporte, os alunos puderam colocar em prática todo o conhecimento adquirido dentro e fora da disciplina. O evento aconteceu em formato de torneio e contou com a participação da comunidade universitária e público externo. As duplas campeãs da competição foram premiadas.

Discente do 5° período do curso de Licenciatura em Educação Física e organizador do evento, Lucas Borges, explica como nasceu a ideia dos Jogos. “A ideia surgiu na disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino do Badminton como encerramento da terceira nota e para promover o esporte badminton dentro da área acadêmica. Como é uma disciplina do curso de licenciatura então não só a difusão do esporte dentro da Universidade, mas dentro do ambiente escolar, que é o intuito aqui na área de formação do nosso curso.”.

O evento traz para a comunidade acadêmica um olhar sobre uma modalidade ainda pouco difundida no estado. “O objetivo (dos Jogos Abertos de Badminton) é fazer com que a comunidade acadêmica possa conhecer uma modalidade tradicionalmente indiana e uma modalidade que, embora esteja nos jogos olímpicos e nos jogos pan-americanos e existe a participação do Brasil, o esporte não é tão comum no país. E quando a gente fala de Estado do Maranhão, ainda mais o esporte não é comum. Sendo alunos de Licenciatura em Educação Física, é uma maneira de eles apresentarem uma nova cultura a toda comunidade”, explicou o professor Rafael Durans.

Desde o ensino médio, Geíse Gonçalves, estudante do curso de Hotelaria da UFMA, pratica a modalidade e destacou a importância da realização dos jogos diante de um cenário com poucas competições de badminton. “Já jogava badminton bem antes. Comecei no ensino médio, graças a Deus, a escola me incentivou bastante, e, agora, estou trazendo para a UFMA. É muito difícil encontrar competições aqui em São Luís, aliás, eu me surpreendi bastante. É algo que incentiva os atletas da modalidade.”, pontuou.

Nicole Coelho, discente do curso de Letras – Inglês, jogadora de badminton há 5 anos e participante do torneio, também destacou a importância de eventos como esse para a disseminação do esporte. “Nota 10. É muito difícil a gente encontrar competições de badminton, até porque o esporte ainda é um pouco desvalorizado aqui no Brasil, então isso aqui é uma organização que incentivou a gente vir pra cá. Dá até para outras pessoas, que não conhecem e não estão inseridas no meio do esporte consigam entender o que é o badminton e ter a oportunidade de jogar, coisa que a gente não vê todos os dias.”, comemorou Nicole.

Jogo Aberto de Badminton - 01.12.23

Saiba mais sobre o badminton

O Badminton é um esporte que mistura elementos do tênis e do vôlei de praia, e é jogado com raquetes e uma peteca

O Badminton nasceu na Índia com o nome de Poona. Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa. O "poona" passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra.

Em 1934, foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, logicamente, em Gloucestershire.

Nos anos seguintes, mais países se tornaram membros, especialmente após a estreia do esporte nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF, e o número tende a crescer.

Na atualidade, existem seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.

Em 1995, o Badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente, em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá. Depois disso, a modalidade se firmou no evento sendo esporte que conta medalhas até hoje.

Em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Brasil conquistou sua primeira medalha na competição. O feito histórico para o Badminton brasileiro foi conseguido pelo atletas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo que conquistaram medalha de bronze na categoria de dupla masculina.

Com informações da Confederação Brasileira de Badminton

Por: Ingrid Trindade