Discentes da UFMA conquistam medalhas nos JUBs 2023

publicado: 23/10/2023 14h52, última modificação: 24/10/2023 00h22
A competição foi realizada em Joinville, Santa Catarina, de 08 a 21 de outubro.
Discentes da UFMA conquistam medalhas no JUBs 2023

14 dias de competição, cerca de 320 instituições de ensino superior de todas as 27 federações do país e mais de 5 mil participantes, disputando 21 modalidades. Esses foram os números dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023. Os atletas da UFMA conquistaram 4 medalhas nessa edição, sendo uma de ouro (Jiu-Jitsu); duas medalhas de prata (Judô e Tênis de Mesa Paralímpico) e uma de bronze (Tênis de Mesa Paralímpico).

Segundo o pró-reitor Leonardo Soares, os resultados são frutos dos investimentos feitos. "A Pró-reitoria de Assistência Estudantil entende que é muito importante a participação dos nossos estudantes atletas em todas as competições, nacionais e regionais, e é a nossa prioridade desde que assumimos a PROAES, junto com a Diretoria de Esporte e Lazer e todos aqueles professores que nos apoiam na logística e na participação dos jogos. É o faz com que a gente alcance resultados mais relevantes para a nossa instituição. Então, mais uma vez, em 2023, a gente garantiu que a Universidade participasse dos Jogos Universitários Brasileiros e a cada ano a gente percebe uma evolução dos nossos resultados, que é consequência de uma política forte de investimentos na Universidade, no setor de desporto e lazer."

O diretor de Esporte e Lazer, Flávio de Oliveira, pontua sobre a contribuição da UFMA na participação dos atletas nos JUBs: “A UFMA, por meio da Diretoria de Esportes e Lazer e do PROAES, ao longo desses quatro anos, vem apoiando os atletas universitários disponibilizando para eles os espaços para treinos das seleções e material de treino. Para ir até os JUBs Joinville, a UFMA se comprometeu com o pagamento das taxas de inscrições dos atletas, assim como uma ajuda de custo para que eles pudessem viajar”.

Medalhistas da UFMA

Lucas Rios, discente do quinto período do curso de Educação Física da UFMA e um dos medalhista no judô, conta como descobriu a modalidade: “Descobri por meio dos meus irmãos que já praticavam e já se destacavam, quatro anos era idade mínima para entrar e quando completei a idade, ganhei um kimono de aniversário. Penso em competir até quando for possível, mas tenho foco maior na minha formação acadêmica”.

Ele ainda destaca a sensação e importância de receber a premiação na competição: “A sensação é recompensadora, pois todos os treinos e dedicação refletiram diretamente nessa conquista, além disso, tem suma importância para o incentivo nas competições esportivas, visto que resultados como esse colaboram para visibilidade de um bom trabalho que minha instituição tem tido para apoiar os atletas”. Atualmente, Lucas é o atleta número 1 do Maranhão e campeão regional, estando entre os melhores do Brasil, além de já ter competido no JUBs 2022, conquistando a medalha de prata.

A competição da modalidade judô foi realizada nos dias 11 e 12 de outubro, no Centro de Convenções de Joinville – a Expoville, principal local de competições dos JUBs.

João Gabriel Figueredo, medalhista de ouro no jiu-jitsu e discente do sexto período do curso de Educação Física, pontua a sensação de receber o título: “É uma sensação incrível, fico muito orgulhoso de poder levar o título para o meu estado, ainda mais sendo a primeira vez que o jiu-jitsu é integrado nos JUBs. Fico feliz por fazer parte dessa história linda que está por vir”. O atleta já havia competido em anos anteriores na seleção de atletismo e nos JUBs praia, em São Luís, lutando o Beach Wrestling, conquistando o terceiro lugar na categoria 90kg+.

Saiba mais sobre os JUBs

Os Jogos Universitários Brasileiros fomentam a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, do território nacional e promove a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte.

As modalidades disputadas nos JUBs Joinville 2023 foram: acadêmico; basquetebol; breaking; cheerleading; clash royale; counter strike global offensive; free fire; futebol eletrônico; futsal; handebol; judô; jiu-jitsu; karatê; league of legends; tênis de mesa paradesportiva; tênis de mesa; tênis; valorant; voleibol; wrestling; xadrez.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023 foram uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU).

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras