Discentes da UFMA, Câmpus São Luís, participam de Colóquio Internacional realizado pelo Departamento de Francês da Universidade de Ain Shams, no Cairo, Egito

publicado: 13/06/2023 10h34, última modificação: 13/06/2023 14h36
Evento contou com a temática “Éthique, poétique, esthétique dans les littératures française et francophone”, (ética, poética, estética nas literaturas francesas e francófonas)

As discentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Renata Costa e Jeane Santana, do curso de Letras Francês, Câmpus São Luís, por meio do empenho da professora do Departamento de Letras Francês e coordenadora do projeto de extensão Choix Goncourt, Emilie Audigier, participaram, no dia 2 de maio deste ano, do primeiro Colóquio Internacional realizado pelo Departamento de Francês da Universidade de Ain Shams, no Cairo, capital do Egito.

O evento contou com a temática “Éthique, poétique, esthétique dans les littératures française et francophone”, (ética, poética, estética nas literaturas francesas e francófonas). O colóquio ocorreu no formato bimodal, sendo a apresentação no modelo a distância, nos dias 2 e 3 de maio de 2023. Participaram do Colóquio, além do Brasil com a representação da UFMA, países africanos como: Egito, Tunísia, Marrocos, Argélia e Senegal. Países da Europa, como França e Bélgica; e da América, com a presença do Canadá.

A apresentação das alunas foi inserida na área temática Poétique, éthique, esthétique et poésie (poética, ética, estética e poesia) e é fruto de uma pesquisa em andamento que tem como tema “Création poétique : les valeurs d’un auteur dans La Plus Secrète Mémoire des Hommes, de Mohamed Mbougar Sarr.” (Criação poética: os valores de um autor em A Memória mais Secreta dos Homens, de Mohamed Mbougar Sarr).

Orientadora do projeto, a professora do Departamento de Letras Francês e coordenadora do projeto de extensão Choix Goncourt, Emilie Audigier, fala dos benefícios da pesquisa, além da participação de eventos como esse: "A pesquisa estimula o pensar por si próprio com base em leituras entrelaçadas. Esse ato coletivo de ler, escrever e compartilhar para seus pares e para a sociedade, é fundamental na formação de alunos em Ciências Humanas da UFMA, principalmente para os estudos de letras francófonas que precisamos reforçar no Maranhão. Participar de eventos internacionais em outros países, como no Egito, possibilita a criação de redes internacionais, fundamental para dar visibilidade às atividades de pesquisa na UFMA, e permite a circulação de conhecimentos no campo da crítica literária no Brasil e no exterior", ressaltou.

Estudante de graduação do curso de Letras Francês da UFMA e bolsista PIBIC em pesquisa de tradução, Renata Costa afirma a importância da participação de um evento desse porte: “Foi essencial para entrar em contato com pesquisadores e estudantes de literatura francófona de vários países do continente africano e também da França, Bélgica e Canadá, como uma forma de divulgar a produção científica da Universidade em âmbito internacional, além da importância de estimular a presença de mais pesquisas voltadas para obras francesas contemporâneas em nosso ambiente acadêmico”, frisou.

Graduanda e pesquisadora da Velhice na obra de Josué Montello, Jeane Santana afirma que, nessa nova fase de desbravamento, encontra-se no imenso universo das literaturas francófonas contemporâneas. “Foi proporcionada a mim por meio do projeto de extensão Choix Goncourt, em que alunos se tornam protagonistas e jurados na escolha do livro escolhido a ser o vencedor do ano. Nesse contexto, falar de escritas negras, dos valores de um escritor, e dos enigmas de sua obra, colocando esses apontamentos e muitos outros na obra La Plus Secrète Mémoire des Hommes, do autor senegalês Mohamed Mbougar Sarr, com sua tradução para o português em curso, me faz perceber quanto temos a oferecer ao mundo nesses questionamentos que sempre serão imortais”, conclui.

Projeto de extensão

De acordo com as alunas, o surgimento foi de uma participação no projeto de extensão Choix Goncourt du Brésil 2022, que conta com um júri de estudantes brasileiros para a leitura e escolha em premiar um obra francófona, um importante projeto coordenado pela Embaixada da França no Brasil e tem como um dos objetivos fomentar ações culturais e debates de ideias sobre  leituras dos livros.

“Assim, o grande livro laureado do ano de 2022, La Plus Secrète Mémoire des Hommes, do autor senegalês Mohamed Mbougar Sarr, atraiu o meu interesse e o da minha companheira de projeto, Jeane Santana”, destacou Renata Costa. “Um livro rico e fonte de diversos possíveis temas de pesquisa. Por essa razão, Jeane e eu achamos importante dedicar uma pesquisa que tivesse o livro como objeto de análise, não apenas como uma forma de consolidação do projeto de extensão do Choix Goncourt, mas também como uma forma de enriquecer em nossa universidade (UFMA) as pesquisas científicas voltados para a literatura francófona”, afirmou.

O amparo, quanto ao aporte teórico, foram retomados os textos clássicos de Jean Paul Sartre Qu’est-que c’est la littérature?, de 1947, e os autores contemporâneos como da pesquisadora Andréé Fortier e Frances Fortier em seu artigo publicado em livro com o seguinte tema L’autorité narrative en question dans le roman contemporain. Enjeux théoriques et esthétiques d’une notion, de 2006.

“Essa união de estudos consolidados nos interessa na busca de nossa pesquisa em andamento, com orientação da professora do Departamento de Letras Francês Emilie Audigier, que leva essa e outras pesquisas em seu grupo VERSA, com foco em tradução franco-lusófono-indígenas”, finalizaram as estudantes.

Por: Aline Alencar