Discente egresso do Câmpus Grajaú é aprovado para o mestrado em Química da Universidade Federal do Tocantins

publicado: 06/07/2021 13h41, última modificação: 06/07/2021 16h08

De Grajaú para o mundo: esse é o caso do discente egresso do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química da UFMA, Câmpus Grajaú, Allison Dantas Rocha de Souza, que foi aprovado em segundo lugar no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O egresso é também pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ciências Naturais e Biotecnologia (Cienatec).

O estudante levou para seleção de mestrado o projeto “Utilização de filtro de carvão ativado no combate à poluição proveniente da atividade industrial”, tendo por objetivo mostrar a função desse adsorvente universal bastante difundido e suas diversas aplicações. Entre os diferentes usos, encontra-se o tratamento de água, fabricação de bebidas, purificação de gases, entre outros, assim, mostrando um método eficiente e de baixo custo.

Para Allison, a expectativa para o mestrado é das melhores, e ainda espera que essa nova oportunidade seja muito positiva, pois considera uma evolução pessoal e profissional. “Estou muito feliz, pois estou realizando um sonho, e, ao mesmo tempo, dou continuidade em minha trajetória acadêmica, e espero que isso me possibilite melhores oportunidades”, comentou.

Para a professora e coordenadora do Cienatec, Ionara Nayana Gomes Passos, é muito gratificante observar seus alunos alcançarem os seus objetivos. “Ver nossos pesquisadores do Cienatec indo para outros estados e levar o nome do nosso câmpus é revigorante para mim como docente e coordenadora do grupo. Costumo dizer que nossos alunos de Grajaú têm um potencial que está cada vez mais aflorado”, explicou.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes