Discente egressa do curso de Comunicação analisa CPI da Covid em pesquisa

publicado: 02/01/2023 11h51, última modificação: 02/01/2023 13h39

Durante cerca de seis meses, em 2021, foi instalada no Senado Federal uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as ações do Governo Federal diante da pandemia da covid-19. A comissão ficou conhecida como CPI da Covid e também CPI da Pandemia. Com o objetivo de analisar a construção da narrativa da cobertura jornalística realizada pelo Jornal Nacional (JN), da TV Globo, durante as investigações, a discente Tatiane Raquel Ferreira realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Jornalismo em tempos de crise: uma análise da cobertura do Jornal Nacional sobre a CPI da Covid”.

Atualmente jornalista e egressa do curso, Tatiane Raquel relata que o interesse pela temática se deu enquanto participava do Laboratório Integrado de Pesquisas e Práticas Jornalísticas e Culturais (Labjor) do Curso de Comunicação Social, um espaço que abriu os horizontes sobre a pesquisa e o interesse pelas coberturas jornalísticas.

Para Tatiane, pesquisar a narrativa jornalística é de grande importância para identificar os motivos e as formas como os discursos jornalísticos e políticos são construídos. “A cobertura jornalística é um método muito conhecido dentro do campo da comunicação, é muito empírica e auxilia pesquisadores das ciências sociais acerca dos efeitos que o discurso propagado pela mídia possa ter nos telespectadores, da mesma forma como o consumo desse material pelos telespectadores pode influenciar a cobertura jornalística, que também ajudam em como o veículo vai construir essa notícia, essa narrativa”, disse.

Segundo a jornalista, com grande relevância no cenário nacional, a TV Globo é um dos principais veículos de comunicação do país e um dos que mais tem audiência e que, apesar de ter decaído, continua na liderança ao se tratar de questões jornalísticas. Com quase 200 matérias catalogadas sobre a CPI, o trabalho apontou que o enquadramento do JN sobre integrantes e ex-integrantes do governo foi predominantemente negativo e as três personagens mais citadas foram, respectivamente, o presidente Bolsonaro, o Governo Federal e o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

A pesquisa apontou que a principal narrativa mostrada pelo telejornal foi a de que o Governo não agiu de forma moralmente adequada para enfrentar a pandemia, promovendo discursos de caráter negacionista e anticiência, entre outras atitudes reprováveis. “O Jornal Nacional construiu uma narrativa específica, usaram termos, técnicas e expressões que tinham o objetivo de construir uma narrativa, não simplesmente de veicular o fato. Desde escolha das imagens até expressões e fontes escolhidas, tudo isso configurou como elementos narrativos do telejornal”, pontuou.

Saiba mais

Criada em abril de 2021 e concluída em 26 de outubro do mesmo ano, a CPI da Covid contou com dezoito integrantes, sendo onze titulares e sete suplentes, tendo como presidente o senador Omar Aziz, e como relator o senador Renan Calheiros. Com mais de mil páginas, o relatório final da comissão apresentou oitenta indiciamentos, entre pessoas físicas e jurídicas.

Por: Alan Veras

Produção: Marcos Paulo Albuquerque