Discente do curso Ciências Sociais é aprovado em seletivo para lideranças negras da América Latina e Caribe

publicado: 20/07/2021 13h47, última modificação: 20/07/2021 17h58

O discente João Vitor de Sena Campos, do curso Ciências Sociais da UFMA, foi um dos seis brasileiros aprovados para bolsas na Escola de Liderança para Jovens Afrodescendentes na América Latina e no Caribe, um programa da organização Ashanti Peru com o apoio do Escritório Regional do Fundo de População das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (UNFPA). O objetivo da iniciativa é fortalecer as capacidades de liderança, conhecimento dos direitos humanos e participação política dos jovens latinos. O programa será realizado remotamente e em espanhol, com duração de dez semanas.

A metodologia adotada oferece aos participantes uma equipe de mentores que acompanham o progresso individual e coletivo. Os bolsistas também recebem assistência técnica na conclusão de atribuições finais, e a interação entre alunos de diversos países possibilita uma troca cultural que transcende a barreira da linguagem, gênero e nacionalidade. Entre os requisitos para ingressar no programa estão ter entre 15 e 29 anos, domínio em espanhol e participação em alguma rede de defesa dos direitos de pessoas negras na América Latina.

A formação prévia e o engajamento em iniciativas locais fizeram diferença para a admissão no projeto, conta João. “Os últimos cinco anos de atuação, contribuição e organização em coletivos dos movimentos sociais fizeram muita diferença, desde o cursinho popular pelo Projeto De Boas até o voluntariado no Engajamundo. Tudo contribuiu para o preenchimento do formulário. Não deixei nada escapar”, explicou.

A carta de recomendação de João foi feita pela fundadora e editora-chefe da revista África e Africanidades, Nágila Oliveira, do Rio de Janeiro. João é conselheiro editorial e colunista da publicação, e sua trajetória acadêmica na UFMA e de colaboração na revista lhe rendeu boa indicação.

O discente também conta como o seletivo lhe mostrou como é importante participar de projetos extracurriculares, principalmente com vínculos além da universidade. A expansão proposta pelo programa contribui para levar mais informação de dentro da academia para a sociedade.

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa