Notícias

Discente de Turismo realiza pesquisa pautando a cadeia produtiva do sarnambi na comunidade de Travosa, em Santo Amaro

publicado: 24/07/2023 15h44, última modificação: 24/07/2023 15h48
Discente de Turismo realiza pesquisa pautando a cadeia produtiva do sarnambi na comunidade de Travosa, em Santo Amaro

Ian Kauê Marques da Silva, discente pesquisador do curso de Turismo, desenvolveu a pesquisa Bioeconomia e Turismo de Base Comunitária, pautando estudos sobre a cadeia produtiva do sarnambi na comunidade de Travosa, no interior do parque nacional dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro, no Maranhão.

A pesquisa, como explica a orientadora, professora Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo, discute, com base em conceitos de Turismo de Base Comunitária e Bioeconomia, como a cadeia produtiva do sarnambi pode auxiliar no fortalecimento e desenvolvimento da atividade das marisqueiras da região, considerando que elas passam por muitas dificuldades em sua profissão, que vão desde doenças adquiridas por meio da tiragem do marisco, até a falta de compradores para o produto e a logística para a distribuição na região.

O sarnambi, junto com a pesca, é um dos principais produtos da comunidade e o processo de captação é muito complexo e dependente de fatores externos, como o da variação de marés e os horários, o tempo, entre outros.

A pesquisa detectou que é necessário, para o uso sustentável, que as marisqueiras tenham consciência da importância dos manguezais, além da manutenção e preservação do sarnambi, pois a tiragem predatória pode afetar diretamente a cadeia produtiva. Essa questão poderia ser minimizada com a inserção da educação ambiental, por exemplo.

No que tange ao Turismo de Base Comunitária, a comunidade tem grande potencial para que se desenvolva esse modelo de gestão turística, pois os recursos vão desde a grande extensão da Praia de Travosa, passando por manguezais, rios, lagoas e o próprio saber e fazer da comunidade, como explica o aluno pesquisador.

O discente relata que a experiência de estar no campo observando, conhecendo e participando da pesquisa foi um momento enriquecedor. “A realidade das comunitárias que moram dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses nos faz refletir sobre a necessidade de se ter um olhar mais compromissado com essa população tradicional, que carece de muitas políticas para impulsionar seu trabalho”, afirma.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: