Discente de Artes Visuais é premiada na II Edição do Prêmio Jovem Quilombola Inovador

publicado: 20/12/2023 13h55, última modificação: 21/12/2023 10h18

A aluna Carla Caroline Silveira Durans, do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão, foi premiada na II Edição do Prêmio Jovem Quilombola Inovador, com o trabalho "Quilombo Frente às Câmeras". O prêmio, realizado pela Fundação Palmares, reconhece e valoriza iniciativas inovadoras que visam à melhoria das comunidades quilombolas no Brasil.

O Projeto teve como objetivo oportunizar aos jovens quilombolas o manejo de dispositivos eletrônicos como formação de uma rede interna para a articulação de produções fotográficas e cinematográficas. A partir de oficinas de produções técnicas e teóricas, foram repassados a eles todo o contexto histórico das funções e possibilidades de produções, partindo das próprias comunidades como forma de denúncias às ameaças constantes e comunicação com outros territórios na busca de fortalecimento interno.

A premiação, segundo Carla, reafirma a importância das políticas afirmativas para o acesso das pessoas pretas na universidade e para o enriquecimento das produções científico-acadêmicas com olhares baseados em saberes fora do contexto ocidental-europeu. "O prêmio marca sua importância para a comunidade quilombola e para o meio acadêmico, pela visibilidade proporcionada por ele, o que impacta na formação e autoestima de diversos jovens e, demonstra à sociedade a dimensão do conhecimento afro-brasileiro", pontuou.

Além disso a discente pontua que o prêmio serviu como um grande impulso na criatividade e qualidade das produções científico-acadêmicas oriundas dos remanescentes quilombolas, gerando dessa forma, o fortalecimento e impactos significativos no olhar sobre as comunidades, com iniciativas, que partem dos próprios membros, reafirmando a importância da valorização das políticas públicas de ações afirmativas para os povos e comunidades tradicionais.

A discente conta que, para ela, receber esse prêmio foi muito importante, uma vez que representa o reconhecimento do seu trabalho e dedicação na área de Artes Visuais. "Me marca especialmente no que diz respeito à valorização da cultura afro-brasileira e quilombola, mas, além disso, o prêmio contribui para a minha autoestima, demonstrando que minhas contribuições são significativas e impactantes", revela.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro