Notícias

Diretório Acadêmico de Química da UFMA promove evento “Química em 3D”

publicado: 15/06/2023 11h28, última modificação: 16/06/2023 08h14
Manhã de quarta-feira, 14, foi palco da palestra “Os Avanços da Inteligência Artificial Aplicados à Educação”, ministrada pelo docente Tiago Bonini

O Dia do Químico é celebrado no próximo domingo, 18, e, em alusão à data, o Diretório Acadêmico de Química, em parceria com o Departamento de Química e a Coordenação dos cursos de Química (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal do Maranhão, estão realizando, até essa sexta-feira, 16, o evento “Química em 3D”, no Auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). Entre as atividades da programação, a manhã de quarta-feira, 14, foi palco da palestra “Os Avanços da Inteligência Artificial Aplicados à Educação”, ministrada pelo docente do Departamento de Informática Tiago Bonini Borchartt.

A Inteligência Artificial (IA) é um campo complexo, ou seja, são muitas as tecnologias que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de sistemas educacionais, e cada uma tem bases diferenciadas. Além disso, seu desenvolvimento depende muito ainda dos avanços em outras áreas, segundo abordou o palestrante. 

Isso pôde ser visto e compreendido durante a palestra, em que o professor Tiago Bonini apresentou uma visão geral da IA aplicada à educação, a fim de identificar as possibilidades do uso dessas tecnologias em sistemas educacionais e conhecer as ferramentas mais utilizadas no desenvolvimento desses sistemas que a utilizam.

Essa é uma tecnologia promissora e, considerada por muitos, o futuro da humanidade, aspecto esse também pontuado pelo palestrante. Mas qual o limite dessa inovação que vem sendo palco de debates atualmente? À vista disso, Tiago Bonini esclareceu que tudo que é gerado pela IA deve ser averiguado por um especialista ou professor. “Conseguimos, por meio da palestra, uma visão clara de como manusear essa tecnologia para gerar conteúdo e preparar planejamentos de aulas, por exemplo”, comentou.

Categórico ao expor conceitos e definições relacionados à temática, as explicações do palestrante ficaram ainda mais coerentes ao utilizar exemplos de outras áreas de conhecimento. “A Inteligência Artificial consegue gerar um conteúdo muito bem-organizado. Por outro lado, há um déficit muito grande de validação de conteúdos gerados por essa ferramenta”, enfatizou Bonini.

Para além de uma formação acadêmica, a presidente do Diretório Acadêmico de Química, a discente Andressa Ribeiro do Nascimento, destaca que o evento está sendo substancial para reunir todos os alunos da Licenciatura e do Bacharelado. “Saímos de um cenário de pandemia muito complicado, aliás, muitos dos estudantes têm pouca comunicação dentro dos cursos. Não é apenas uma graduação para cursar, tampouco se formar. Por isso, queremos trazer os universitários para que entendam e tenham conhecimento da importância social que o nosso curso tem”, lembra.   

Com o retorno de programações repletas de atividades em 2022, o evento, tradicional do curso de Química do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, passou um longo período suspenso no período de isolamento social da covid-19. “Todo ano, o Diretório Acadêmico organiza um evento para celebrar o Dia do Químico. Geralmente, traz um tema que nos faz refletir sobre o papel do químico, seja no meio profissional ou como ciência para a sociedade”, destaca a docente e coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química, a professora Sirlane Aparecida Abreu Santana.

Conheça o curso no Portal das Profissões

Por: Lucas Araújo

Fotos: Karla Costa 

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: