Diretoria Integrada de Bibliotecas e Departamento de Biblioteconomia promovem comemorações pela Semana do Bibliotecário

publicado: 10/03/2021 19h08, última modificação: 10/03/2021 22h18
1 | 2
2 | 2

A Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), em parceria com o Departamento de Biblioteconomia da UFMA (Debib), realiza, até sexta-feira, 12, a Semana do Bibliotecário. O evento é transmitido pelo canal do CRB-13 no YouTube, e alguns minicursos também são ofertados via Google Meet.

A professora Michelle Pinto, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 13ª Região (CRB-13), órgão fiscalizador da profissão de bibliotecário no Maranhão, comentou alguns dos objetivos das atividades do evento: “Compreendemos que é preciso pensar já nas saídas e como vamos nos comportar daqui pra frente, pós-pandemia. Vamos viver um mundo diferente e nós, profissionais bibliotecários, vamos precisar acompanhar essas mudanças, que vão ser culturais, vão mudar os instrumentos de trabalho, que vão requerer da gente novos comportamentos e habilidades profissionais, e é sobre tudo isso que nós vamos tratar aqui na Semana do Bibliotecário de 2021”.

Na palestra de abertura, “Bibliotecários e as relações de trabalho em tempos de covid-19”, a professora Mary Ferreira, integrante do Debib e representante do Fórum Maranhense de Mulheres, disse que não existem estudos fazendo relações diretas entre esses dois pontos, mas comentou a importância do profissional de biblioteconomia em tempos de pandemia.

“Precisamos colocar a nossa criatividade a serviço da humanidade. Temos informações que estão colocadas nas redes, e é preciso potencializá-las. Se eu trabalho em bibliotecas universitárias ou escolares, posso fazer um trabalho de levantamento de dados e informações com base nos interesses de professores e fazer a ponte entre a rede e o professor”, comentou a docente.

A abertura do evento foi exatamente no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e Mary chamou atenção para as questões de gênero no campo da biblioteconomia. Além disso, falou sobre a história, a sociologia, os momentos mais dominados por homem e outros por mulheres, o machismo, o patriarcado nos dias atuais e a desvalorização da profissão. Ela concluiu falando sobre o combate às fake News.

O evento segue até a sexta-feira com uma programação que inclui mesas de discussão, oficinas, palestras, atividades culturais, entre outras. Confira a programação completa do evento.

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque