Diretoria de Tecnologias na Educação dá a outorga de grau a 188 estudantes dos cursos da modalidade a distância da UFMA

publicado: 18/11/2022 14h30, última modificação: 18/11/2022 17h35
Os formandos são das áreas de Computação e Informática, Letras-Português, Matemática e Pedagogia

Na noite dessa quinta-feira, 17, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão concedeu a outorga de grau a 188 estudantes dos cursos de Licenciatura EaD, referente ao segundo semestre de 2022. A solenidade, transmitida ao vivo pelo canal EaD Para Você, no YouTube, contou com formandos das áreas de Computação e Informática, Letras-Português, Matemática e Pedagogia.

Em tom de júbilo e contemplando os novos profissionais que poderão assumir com excelência o papel de professor na educação maranhense, o paraninfo oficial da cerimônia, Francisco Waldilio Sousa, do curso de Pedagogia, lembrou que a docência é um exercício contínuo. “O nascimento de um professor se inicia antes do curso e, acredite, ele não se finda após a sua conclusão. O nascimento de um professor é atípico, visto que é processual, contínuo e duradouro; ele se refaz e se transforma a todo instante”, discursou o paraninfo.

Ser professor vai além de ensinar, continuou Sousa. “Existem diversas dimensões do ser professor: a dimensão educacional, institucional e didática, inclusive, a informativa, curricular e a sócio-interacional, mas gostaria de ressaltar uma dimensão muito importante do ‘ser professor’: a dimensão política. Um professor não é formado para ministrar determinados conteúdos, espera-se muito mais. A dimensão política faz com que percebamos a nossa posição dentro da sociedade e nos questionemos sobre a importância da educação para a construção de outro mundo possível. Portanto educar é pensar na transformação social e a gente só aprende aquilo que nos toca”, declarou.

Em seu discurso, a oradora oficial, Amanda Morais Barroso, do curso de Matemática, confessa que a formação não se finda na cerimônia. “É somente a base para o grande despertar da vida; um ponto de partida para uma linda trajetória que traçamos para a nossa construção pessoal e profissional. Formamos, mas somos os protagonistas das nossas vidas e faremos todo o possível para deixar colorida e bela cada parte das páginas do livro chamado ‘Vida’”, proferiu.

Segundo a coordenadora pedagógica Patrícia Maria Abreu Machado, um dos objetivos da DTED-UFMA é disponibilizar ofertas educacionais e oferecer melhores condições de estudo para que o maior número de pessoas se beneficiem com ensino na modalidade a distância. “Seguimos firmes na missão de oportunizar conhecimento e educação de qualidade no Estado do Maranhão. As ações da DTED têm sido desenvolvidas visando dinamizar e democratizar as ações da educação a distância na UFMA. Nesse contexto, podemos destacar a nossa oferta de dez cursos de graduação, a atuação em 29 polos dentro no estado, além da expansão de novas vagas e cursos inéditos para o ano de 2023, além de ampliarmos para 35 polos em todo o Estado do Maranhão”, revelou Machado que, na ocasião, representou o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho.

Assista na íntegra a Cerimônia de Colação de Grau da DTED-UFMA 2022.2:

Por: Maiara Pacheco/DTED-UFMA