Diretoria de Tecnologias na Educação concede outorga de grau a estudantes dos cursos na modalidade a distância da UFMA

publicado: 13/09/2022 10h30, última modificação: 14/09/2022 05h26
Os formandos são das áreas de Ciências Biológicas, Computação e Informática, Física e Letras – Português

Na noite, da terça-feira, 6, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão concedeu a outorga de grau a 94 formandos dos cursos na modalidade a distância de Ciências Biológicas, Computação e Informática, Física e Letras – Português, referente ao primeiro semestre de 2022. O evento ocorreu de forma virtual e com transmissão ao vivo no canal EaD para Você no Youtube.

A DTED, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), é responsável pela coordenação dos cursos na modalidade a distância na UFMA que, hoje, já abrange 100% do território maranhense. Nessa cerimônia de Colação de Grau, as turmas vieram de treze polos diferentes: Açailândia, Anapurus, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Caxias, Fortaleza dos Nogueiras, Humberto de Campos, Imperatriz, Nina Rodrigues, Porto Franco, Santa Inês, São Luís e Timbiras.

Educação de qualidade

O professor de Ciências Biológicas Carlos de Sousa foi o paraninfo da cerimônia e destacou que o momento representa um ganho social para o estado e um retorno que a UFMA dá à sociedade por ser universidade pública. “Esta solenidade simboliza a chegada de novos profissionais nas mais diversas cidades maranhenses, nas quais conseguimos alcançar com os polos da educação a distância. Que vocês possam assumir os compromissos éticos, políticos, científicos e sociais concernentes a cada uma das profissões que vão exercer a partir de agora, e que possamos, juntos, contribuir para uma sociedade mais justa, solidária, crítica, reflexiva em prol da conservação ambiental e pela garantia de uma educação pública de qualidade”, discursou.

Cerimônia de Outorga de Grau DTED 2022.1

Gratidão

Imprimindo em seu discurso o sentimento de equilíbrio entre as lembranças alegres e desafiadoras, pinceladas por um tom de emoção, sentimento de júbilo e vitórias conquistadas, o orador da noite, Wiliansmar Ribeiro, do curso de Licenciatura em Letras – Português, recordou a sua vocação pela escolha do curso, o êxtase na aprovação no vestibular, o entusiasmo na primeira aula no ensino superior e o orgulho, dividido com os colegas, de ser formado em uma universidade federal.

“De forma tão singular, a Universidade abriu suas portas possibilitando e fomentando a realização de sonhos; idealizou um novo capítulo de sua grande e espetacular história: implantando a modalidade de ensino a distância. E, agora, resta-nos o poder de decidir, entendendo que a vida, embora seja uma corrida com começo e fim, possui um meio que, justamente neste ponto, acontece. E lembrem-se: na batalha da vida, vencer não é uma opção, é a única opção. O céu é o limite, então, voemos”, proferiu Wiliansmar.

Para a diretora da DTED, a professora Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, o papel da Instituição é auxiliar a transformar vidas. “Sabemos que chegar até este dia não foi nada fácil para vocês. Momentos de angústias são inevitáveis aos atropelos e encruzilhadas ao longo desta jornada. Provas, trabalhos, atividades, prazos a cumprir, TCC para elaborar: afinal, essas preocupações são inerentes a todos os seres humanos intitulados alunos. Seguimos firmes na missão de oportunizar conhecimento e educação de qualidade, colaborando, direta ou indiretamente, com nossos alunos para que possam trilhar, da melhor forma, os caminhos que os conduzirão para a vida profissional que decidiram abraçar”, exprimiu Ana Emilia, representando na solenidade o reitor da UFMA, Natalino Salgado.

Avanço na EaD: 2.250 novas vagas na UAB-UFMA

A professora Ana Emilia destacou, também, os desafios, as dificuldades e os avanços pelos quais a UFMA passou desde 2020, quando a pandemia da covid-19 parou o mundo inteiro. Ela frisou o apoio do reitor Natalino Salgado nas ações da DTED, auxiliando e incentivando para alcances significativos no ensino a distância na Universidade.

“Durante esse período, as ações da DTED têm sido desenvolvidas com o objetivo de dinamizar e democratizar as ações da EaD na UFMA. Nesse contexto, podemos destacar a oferta de dez cursos de graduação com mais de 4.400 alunos e atuação em 29 polos; no primeiro semestre de 2023, serão ofertados dois novos cursos de graduação EaD, além da expansão de vagas em oito cursos já existentes; atuaremos em sete novos polos, totalizando uma cobertura de 35 polos de ensino no Maranhão. Para o segundo semestre de 2023, serão três novas pós-graduações, com um total de 500 novas vagas e, ainda, o lançamento do primeiro curso tecnólogo da UFMA, intitulado Tecnologia em Processos Escolares, com 150 vagas. Trabalhamos incessantemente para disponibilizar mais ofertas educacionais e oferecer melhores condições de estudo para que esses sejam sempre mais instigantes, intuitivos e navegadores de conhecimento”, finalizou a diretora da DTED.

Assista na íntegra a cerimônia de outorga de grau da DTED/UFMA:

Por: Maiara Pacheco/DTED