Diretoria Integrada de Bibliotecas da UFMA e Daces discutem implementação de políticas de acessibilidade para a Biblioteca Central

publicado: 13/12/2023 10h30, última modificação: 14/12/2023 10h53
Diretoria de Bibliotecas da UFMA e Daces discutem implementação de políticas de acessibilidade para a Biblioteca Central

Na manhã dessa terça-feira, 12 de dezembro, professores, alunos e servidores se reuniram na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) visando discutir a implementação e melhoria das políticas de acessibilidade dentro do prédio. O encontro contou com a participação da Diretoria de Acessibilidade (Daces) e da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB).

O objetivo da reunião foi encontrar caminhos para que seja garantida a democratização de informação para todos. Ressaltou-se também a importância da comunicação diversificada, em casos de pessoas com alguma deficiência visual, preenchendo essa lacuna com livros traduzidos para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em formato de audiodescrição.

De acordo com o responsável pela Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), César Castro, ainda existem muitos projetos que precisam ser pensados coletivamente e, enfim, executados, como a maior inclusão de discentes de diversos cursos para que possam pensar em tecnologias e medidas que facilitem o direcionamento de conhecimento e cultura, assim como a realização de eventos.

Em sua fala, Castro destaca o encontro de terça-feira como reflexo de mais uma preocupação da gestão superior da Universidade, que se mobilizou para conhecer as demandas das Pessoas com Deficiência (PcD).

“Devemos pensar que a biblioteca é um espaço de formação, cultura e, principalmente, um espaço de convivência onde todos possam usufruir a informação de maneira democrática e igualitária, podendo ter acesso ao patrimônio mais caro e mais importante da humanidade, o conhecimento. Quero que essa biblioteca se transforme em um ambiente onde todos possam ter acesso, independentemente de qualquer condição, gênero e opção sexual, de qualquer deficiência. Biblioteca existe não somente com livros, ela existe com pessoas, por isso temos que trabalhar na diversidade das pessoas da Universidade Federal do Maranhão e do mundo”, afirmou César.

Reunião da Diretoria de Bibiliotecas com Daces - 12-12-23

Tradutora e intérprete de Libras, na ocasião representando a Daces, Roselane Martins reforçou a fala do professor, relembrando a importância da contribuição de todos no combate ao capacitismo, dentro e fora dos muros da Universidade.

"A Diretoria de Acessibilidade tem o papel de orientar, planejar e encaminhar projetos sobre acessibilidade. Então, estamos sempre buscando avaliar os espaços, caminhando com informações relevantes para a comunidade acadêmica em relação às Pessoas com Deficiência. A Diretoria assessora a UFMA nesse quesito, mas não é a única responsável por isso, visto que todo o corpo acadêmico é responsável pela acessibilidade de todas as pessoas, a partir do momento em que nós somos técnicos, alunos e professores, cada um tem sua responsabilidade em relação à acessibilidade no câmpus”, explicou Roselane Martins.

Para a aluna do Curso de Comunicação Social – Relações Públicas Cleudiane Campos, o prédio é extremamente importante para a comunidade de alunos com deficiência. “Façamos parte dessa comissão como forma de posicionamento. Pessoas sem deficiência não podem e não têm como identificar quais são as nossas especificidades, até porque cada um tem a sua própria”, pontuou.

João Victor, discente do Curso de Engenharia Elétrica, compareceu ao evento e destacou suas impressões: “Essa exposição foi muito importante para esclarecer algumas dúvidas sobre acessibilidade, como questões de tecnologia assistiva e outras questões para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos garantidos na biblioteca. Outro ponto é a questão do autismo, que ainda é muito pouco esclarecido na sociedade, devido à complexidade da deficiência”, finalizou Victor.

Por: Júlio César

Fotos: Karla Costa