Diretoria de Acessibilidade promoveu, de forma on-line e com intérpretes de Libras, o III Ciclo de Debates Inclusivos com foco no Ensino Superior

publicado: 01/07/2021 16h43, última modificação: 01/07/2021 21h57

A Diretoria de Acessibilidade (Daces) da Universidade Federal do Maranhão realizou, na segunda-feira, 28, na modalidade telepresencial, o terceiro Ciclo de Debates Inclusivos, direcionado para o público acadêmico. O evento tinha como proposta instruir professores e servidores quanto a um atendimento acessível e inclusivo, estimulando o respeito à diversidade e à participação de todos na educação.

Mediado pela professora Maria Nilza Oliveira Quixaba, diretora de Acessibilidade da UFMA, o debate trouxe como tema de palestra a “Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior e os Desafios do Ensino Remoto”, ministrado pela professora Márcia Denise Pletsch, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Além disso, o evento contou ainda com o auxílio de dois intérpretes responsáveis pela interpretação durante toda a transmissão.

Durante o debate, a professora Márcia Denise Pletsch pontuou aspectos importantes para entender não só os avanços e desafios a respeito da inclusão, como também as perspectivas que são colocadas em termos de políticas públicas para a população com deficiência, ao contar um pouco de suas experiências com acessibilidade, tanto na educação de ensino superior como no ensino básico.

De acordo com a professora, a pandemia da covid-19 serviu para destacar a necessidade da acessibilidade linguística e as dificuldades que as instituições têm enfrentado para contratar profissionais de acessibilidade, ressaltando ainda a importância dos interpretes de Libras para  a Universidade. “Para mim, eles são a base da permanência e da participação dos estudantes surdos nas instituições, não dá para ter um estudante surdo sem Libras na Universidade”, finalizou a palestrante.

Saiba mais

O evento reuniu acadêmicos de várias localidades, incluindo estudantes de diversos câmpus da UFMA: de Codó, Pinheiro e Imperatriz, contando ainda com a presença de professores de instituições privadas e da educação básica. Ao final do debate, a mediadora abriu espaço para dúvidas, e a palestrante respondeu às questões de cada participante.

Por: Rutielle Barrozo

Produção: Marcos Paulo Albuquerque