UFMA entrega selos de identificação para discentes e técnicos que têm algum tipo de deficiência

publicado: 28/04/2022 14h08, última modificação: 29/04/2022 16h12
UFMA entrega selos de identificação para discentes e técnicos que possuem algum tipo de deficiência.JPG

A Diretoria de Acessibilidade (Daces), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), começou a entregar, desde o dia 27 de abril, os selos de acessibilidade, uma forma de identificação para discentes e técnicos-adminsitrativos com algum tipo de deficiência. Foram adquiridos 200 selos que contemplarão aqueles cadastrados na primeira lista, em 2019. Os selos são entregues na sala da Daces, localizada no Prédio Castelo Branco (Castelão).

De acordo com a diretora da Daces, Maria Nilza Oliveira, o selo foi uma demanda que surgiu em 2019, a partir de uma reunião realizada com discentes com deficiência. “Eles relataram que muitos não possuem deficiência aparente e, por vezes, passavam por constrangimentos porque tinham que expor a deficiência para terem direitos garantidos, como, por exemplo, na fila do Restaurante Universitário. Uma forma de identificação, como o selo, evita esses tipos de situações. A Daces entrará em contato para informar que já podem buscar o selo. Abriremos novas chamadas para quem se interessar, e será amplamente divulgada”, explicou.

Os contemplados terão que comparecer à sala da Diretoria de Acessibilidade, portando sua carteira de estudante, no caso dos discentes, ou crachá, caso seja técnico-administrativo, e assinar a lista de entrega. Após isso, o selo será adesivado no respectivo documento de identificação apresentado. Nilza chamou atenção ainda para a importância de todos os setores ficarem atentos e conhecer o selo, para evitar as situações constrangedoras mencionadas pelos discentes.

A Daces entrará em contato com todos os integrantes da lista da primeira chamada para que possam ir até o local e receber o selo. Os interessados podem comparecer à sala da Daces, entrar em contato pelo número 3272-8053 ou enviando um e-mail para daces.proen@ufma.br, a fim de obter mais informações.

SELO DE IDENTIFICAÇÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA DA DACES - 27-04-2022

Por: Kaio Lima