Diretor do Centro de Ciências de São Bernardo se reúne com prefeito para tratar de parcerias

publicado: 23/02/2023 13h24, última modificação: 24/02/2023 18h53

O diretor do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB), professor Jefferson Rocha, se reuniu com o prefeito do respectivo município, João Igor Carvalho, para tratar de parcerias entre as instituições e desenvolver projetos que tragam o desenvolvimento da educação no Baixo Parnaíba maranhense. Um dos pontos discutidos foi o início de um diálogo com a Secretaria Municipal de Educação para a implantação de disciplinas de música nas escolas, em que o curso de Linguagens e Códigos – Música é único fora da capital São Luís e conta, atualmente, com 71 graduandos e 15 egressos. “A música expressa arte nas crianças e desenvolve a cultura local, despertando uma nova forma de sensibilidade artística que pode ajudar no desenvolvimento de vários alunos na região. Além disso, criamos condições para que os nossos egressos possam entrar no mercado de trabalho” comentou o professor Rocha.

Outro ponto da reunião foi a possiblidade da criação de uma secretaria de turismo em São Bernardo, que, na análise do docente, ajudaria na captação de recursos oriundos do Ministério do Turismo e a formalização direta de parcerias com a Secretaria de Estado do Turismo. “Temos um curso de Turismo no Maranhão, na região mais próxima de várias belezas naturais que vão desde o Delta do Parnaíba, onde o Maranhão detém 70% do território, até os pequenos e grandes Lençóis Maranhenses, riachos de águas cristalinas, belas lagoas, como a do Bacuri, que possui 23 quilômetros de extensão, além do forte turismo religioso e histórico, a exemplo da Balaiada, ou seja, temos tudo à disposição para fazer da região um celeiro de grandes oportunidades no empreendedorismo e ajudar no desenvolvimento de toda a região”, destacou.

Hoje o curso de Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo conta com 104 graduandos e 35 profissionais já graduados que já atuam nas secretarias de Turismo em Tutóia e Araioses. “Para reforçar e tornar o município de São Bernardo rota turística, estamos trabalhando no projeto do primeiro museu do Baixo Parnaíba. Discutimos também a possiblidade de colaboração técnica para a realização de análises físico-químicas e microbiológicas da água do município, cujo principal fornecimento vem de poços artesianos. A universidade, hoje, tem laboratórios que estarão equipados para desenvolver essas e demais análises”, informou Jefferson Rocha.

Também houve conversas sobre a pavimentação asfáltica da rua em frente à Universidade e a proposta de abertura de um poço de água potável no interior do câmpus. “Temos muito o que avançar ainda para desenvolver a educação do Estado do Maranhão, que hoje detém o 24º lugar de acordo com o último Ideb 2021, mas estamos avançando e dando os primeiros passos para mudar essa realidade no futuro. Esse é o papel da Universidade: contribuir para o desenvolvimento local”, finalizou o diretor do CCSB.

Por: DCom

Foto: Arquivo Pessoal