Notícias

Diretor da Proen organiza livro sobre reflexões educacionais na América Latina durante a pandemia

publicado: 05/11/2021 12h11, última modificação: 08/11/2021 11h57

O diretor da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Jhonatan Almada, é um dos organizadores do livro “Educación, Desigualdad y Pandemia em América Latina: miradas desde el campo de la política educativa”, em parceria com os pesquisadores Jorge Gorostiaga, da Universidad Nacional de San Martín, na Argentina; e Simone Flach, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O livro debate o impacto da pandemia da covid-19 nas desigualdades educativas no continente sul-americano, e as ações dos respectivos governos no enfrentamento das dificuldades.

De acordo com Almada, a ideia de organizar o livro surgiu após a realização do Ciclo de Painéis sobre Educação, Pandemia e Desigualdades na América Latina, promovido pela Rede Latino-americana de Estudos sobre Política Educativa (Relepe) e pelo Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas (Ciepp). “Participaram pesquisadores do Brasil, Argentina, México, Chile, Uruguai, Panamá, El Salvador, Costa Rica e Honduras. Eu sugeri ao grupo que pedíssemos um texto de cada pesquisador participante do evento e isso levou dez meses para se materializar como livro”, descreveu.

Sobre a temática abordada, ele explica que o livro é fruto de seus estudos como pesquisador na área. “O projeto consolida meu interesse na América Latina como pesquisador. Trata-se do terceiro livro sobre política educacional latino-americana que organizo, ao longo dos últimos dez anos. Além disso, publicar um livro é sempre a alegria e a esperança de deixarmos alguma contribuição para a humanidade”, declarou.

Para Jhonatan, a união das narrativas de pesquisadores de vários países demonstra elos comuns por um bem maior. “Em geral é uma experiência enriquecedora que nos faz perceber nossa herança cultural comum e os desafios de nossas sociedades que são em si muito desiguais. Há um esforço coletivo em analisar criticamente nossas desigualdades e construir caminhos para diminuir seus efeitos”, explica.

Este é o 29º livro publicado por Almada. Além deste, existem três livros em produção para serem lançados em 2022. A obra mais recente descreve a experiência dele enquanto secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Saiba mais

Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada é graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); especialista em Planejamento e Gestão de Políticas Educativas pelo Insituto Internacional de Planejamento da Educação (IIPE/Unesco); especialista em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão.

É membro da Rede de Especialistas em Política Educativa da Unesco/IIPE e da Rede de Especialistas em Política Educativa da América Latina, da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae); participa também da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Acesse o livro, que está disponível em espanhol

Por: Andressa Algave e Hérika Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque e Laís Costa

registrado em: