Direção do Centro de Ciências Humanas e o PGCult realizarão, amanhã, 15, às 13h, evento sobre filosofia e psicanálise no mundo contemporâneo

publicado: 14/07/2022 12h52, última modificação: 14/07/2022 22h06

No dia 15 de julho, a partir das 13h, no Auditório "A" - Mário Meirelles, do Centro de Ciências Humanas (CCH), ocorrerá o evento “Pensar o mundo contemporâneo a partir das ciências humanas, em especial com base nas relações entre a Filosofia e a Psicanálise”. O evento, a convite do professor Luciano Façanha, diretor do CCH, e o professor Flávio Freitas, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), terá a presença do filósofo, escritor, músico e professor Vladimir Safatle.

Organizado pela direção do Centro de Ciências Humanas juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, o encontro tem por objetivo uma reflexão acerca do mundo atual, partindo das ciências humanas, especialmente baseado nas relações entre a filosofia e a psicanálise. O evento busca reforçar a importância das ciências humanas e sociais na universidade pública, com olhar voltado para a interdisciplinaridade, que é a relação constituída entre duas ou mais áreas de conhecimento.

Saiba mais

A filosofia e a psicanálise são duas áreas de conhecimento que voltam os seus olhares para o ser humano em suas mais diversas esferas. Ambas refletem sobre a construção do sujeito observando a sua individualidade. Questões relacionadas à linguagem e origem de conflitos, por exemplo, são objetos de reflexão das duas áreas, por isso a análise humana por meio de ambas enriquece o processo de investigação do indivíduo.

O professor Safatle é professor titular da disciplina de “Teoria das Ciências Humanas” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e desenvolve pesquisas nas áreas de epistemologia da psicanálise e da psicologia, desdobramentos da tradição dialética hegeliana na filosofia do século XX e em filosofia da música.

A atividade será totalmente presencial e tem como público-alvo docentes, discentes, técnicos e a comunidade de forma geral.

Por: Emerson Diniz

Produção: Bruna Castro