Dificuldades de operacionalização das ações extensionistas foi tema do Fórum de Extensão

publicado: 10/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS – Para a tarde desta quinta-feira, 10, o IX Fórum de Extensão e o I Fórum de Extensão e Cultura trouxeram como um dos destaques a mesa-redonda “Dificuldades de Operacionalização das Ações de Extensão Frente à Realidade Atual”, que reuniu os professores da UFMA Tácito Freire Borralho, Ana Teresa Desterro Rabêlo, Crisálida Machado Vilanova e Plínio Santos Fontenelle, tendo como mediador o docente, também da Universidade Federal do Maranhão, Alden Makel Pontes Almeida.

O professor Tácito Borralho iniciou as considerações falando sobre elementos artísticos e seus pesos culturais no Maranhão e sobre os projetos coordenados por ele, em que relatou as dificuldades, paralisações e adaptações em ações por conta da pandemia. Em seu momento, a professora Ana Teresa Desterro, conhecida como professora Estrelinha, começou declamando um acróstico com a própria palavra “Extensão”, em que também mencionou aspectos sobre os benefícios da extensão universitária para a sociedade e para os estudantes.

Na sequência, a professora do Departamento de Farmácia Crisálida Machado relembrou as ações de extensão coordenadas por ela, voltadas para a atividade farmacológica em plantas da flora maranhense e sobre a manipulação de fitoterápicos e inserção desses medicamentos no Sistema Único de Saúde e em comunidades carentes.

“Quando chegou o coronavírus, paramos todas as nossas atividades, pois nosso público-alvo eram justamente as pessoas do grupo de risco: os idosos, as pessoas com doenças crônicas, com doenças pulmonares, as gestantes e as puérperas. Além disso, tivemos dificuldade de adquirir os EPIs, o álcool em gel, a distância de pelo menos um metro”, relatou. Ela também destacou o imbróglio de ter que desmentir as fake news espalhadas em redes sociais que diziam erroneamente que o uso de fitoterápicos ajudava a prevenir a covid-19. Com base nisso, ela e seus grupos de pesquisa passaram a divulgar informações certas no meio virtual.

Por fim, o professor Plínio Santos Fontenelle fez elogios aos profissionais envolvidos na extensão universitária da UFMA. “A extensão tem sido ocupada por pessoas muito aguerridas. Já é histórico na nossa Universidade termos pró-reitores que trabalham essa condição dos projetos e dos programas de extensão de maneira muito cuidadosa, sempre nos tratam com o maior carinho do mundo, trabalhando com muita competência, com os projetos sendo visualizados, cobrados, auxiliados e, antes de tudo, discutidos”, pontuou. O professor também relembrou suas vivências, os desafios e as conquistas coordenando projetos de extensão na Universidade Federal do Maranhão.

Ocorre neste momento a oficina “Como cadastrar ações de extensão no SIGAA e fluxo de aprovação” e será exibido um documentário maranhense premiado no Festival Guarnicê de Cinema.

Confira também a programação de amanhã:

11 de dezembro de 2020 (sexta-feira)

9h às 12h – Apresentação de trabalho

GT 1 - Extensão Universitária e as Ciências Sociais