Diálogo aberto: reitor recebe diretoria da Apruma

publicado: 06/02/2024 14h39, última modificação: 07/02/2024 08h42
Diálogo aberto: reitor recebe diretoria da Apruma

Trilhando um caminho de diálogo para a construção de uma Universidade com mais qualidade, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, recebeu, ontem, 5, a visita de cortesia da diretoria da Apruma – Seção Sindical, entidade sindical dos professores da UFMA.

“Nossa gestão é uma gestão aberta a todos, uma gestão de diálogo, para que a gente possa fazer o melhor possível, com os recursos que temos. Com o quantitativo que nós temos, precisamos trabalhar com parcerias”, ressaltou Fernando Carvalho no início da reunião.

Com a proposta de manter a gestão superior mais transparente, o reitor Fernando Carvalho compartilhou os próximos passos que pretende dar, como investimento na infraestrutura dos Câmpus, tanto na capital como no continente; no Programa de Qualidade da Graduação; na inteligência artificial para otimizar e dar mais transparência aos processos dentro da Universidade.

Para a Apruma – Seção Sindical, a visita teve o propósito de apresentar a nova gestão e abrir um canal de diálogo com a nova administração superior da UFMA. “É fundamental se ter, dentro das instituições públicas, UFMA em especial, um ambiente possível do contraditório, onde as pessoas possam debater, possam construir as propostas decorrentes de reuniões no seu local de trabalho. É importante o processo democrático na construção das políticas”, ponderou Antônio Gonçalves, vice-presidente da Apruma.

Reitor recebe diretoria da Apruma - 05 - 02 - 2024

Nesse sentido, o reitor recebeu a pauta de reivindicações locais do sindicato, destacando as progressões múltiplas, a autonomia da Universidade, além de medidas de enfrentamento ao assédio e opressões no ambiente institucional. “Vamos olhar com muito carinho os pontos que vocês colocaram. Nós temos feito reuniões periódicas para tratar de todos os assuntos e, com certeza, vamos também dar prioridade para as pautas do sindicato porque a gente precisa fazer parcerias para melhorar a Universidade, esse é o ponto. Estamos abertos a recebê-los para mostrar, de forma transparente o que a Universidade está fazendo e o que pretende fazer”, pontuou o reitor durante a reunião.

A presidente da Apruma – Seção Sindical, Ilse Gomes Silva, avaliou a reunião positivamente, uma vez que se estabeleceu um diálogo entre o sindicato e a gestão superior da UFMA. “Foi uma reunião muito positiva do ponto de vista que nós tivemos espaço para apresentar nossa pauta local e que a administração considera que essa relação com o sindicato seja uma relação de diálogo. Que a gente possa sempre apresentar uma pauta que melhore as condições dos professores. E a gente espera que, ao longo da nossa gestão, esse espaço esteja aberto”, concluiu a presidente.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade