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Dia Nacional da Leitura: conheça algumas iniciativas da UFMA de incentivo à leitura
A leitura é uma atividade enriquecedora que serve de formação para o leitor, tanto na sua formação educativa como social. Tendo em vista isso, em 2009, o governo sancionou a Lei número 11.899, que tornou o dia 12 de outubro o Dia Nacional da Leitura, com o propósito de incentivar instituições de ensino de todo o país a promover ações em comemoração à data e inspirar seus alunos a desenvolver o hábito da leitura.
O Dia Nacional da Leitura é uma data muito importante para trabalhar a importância da leitura e incentivar o surgimento de novos leitores. A Universidade Federal do Maranhão mantém um compromisso com o incentivo à leitura durante todo o ano, com diversas ações, como por meio da sua editora, das bibliotecas e clubes de leitura, que contam com a troca de experiências literárias entre docentes e discentes e estudos sobre a relevância de encorajar a atividade de ler para todos os públicos, tanto dentro como fora da comunidade acadêmica.
Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma)
A Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma), é um dos principais meios da UFMA para incentivar a produção científica e a leitura das produções realizadas dentro da instituição.
A Edufma participa de todo o processo de formação do livro, desde a revisão até a avaliação do conteúdo e o processo gráfico, contando com pesquisadores e estudantes durante as etapas, incentivando assim a participação acadêmica, por meio do ensino, da pesquisa e extensão. Além disso, a editora tem o papel fundamental de promover o acesso às obras que publica entre os membros da comunidade acadêmica, contando com um catálogo editorial com acesso gratuito, assim como permite o intercâmbio bibliográfico e de conhecimento com as editoras de outras instituições de ensino.
Confira algumas obras recomendadas pela Edufma:
- A Cara do Brasil: Português para estrangeiros – Naiara Sales Araújo, Monica Panigassi Vicentini, Ana Flávia Boeing Marcelino
- A-Z de metodologia em pesquisa: estudos qualitativos, linguísticos e educacionais – Alex Alves Egido
- Anais do I Congresso Nacional Acadêmico de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão – Letícia Machado Gonçalves ... [et al.]
- Anais do I Encontro Sobre Necessidades e Desafios Relativos à Saúde Sexual e Reprodutiva de Mulheres Migrantes: migração, gênero e saúde: por uma política intersetorial e interseccional para migrantes – Leidy Janeth Erazo Chavez... [et. al]
- Anais do I Simpósio de Ciências Ambientais: biodiversidade e desenvolvimento sustentável – Raissa Rachel Salustriano da Silva-Matos...[et al.]
- Anais do IV EMGES-Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidade & II SICODE–Simpósio Nacional Corpos e Diversidade na Educação-Corpos, Gêneros e Sexualidades nas Ciências Humanas e Sociais: desafios da atualidade – Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Jónata Ferreira de Moura, Zeila Sousa de Albuquerque
- Anais do V Encontro Poéticas do Inanimado: brincantes e brincadeiras do Maranhão e do Brasil, 26 a 29 de junho de 2023 – Tácito Freire Borralho, Ana Socorro Ramos Braga; coordenadores, Rogério Vaz da Silva, John Wesley Pereira Pavão.
- Antonio Rayol: uma biografia – Daniel Lemos Cerqueira
- Cartilha de Turismo de base comunitária – Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo, Maria Amanda de Vasconcelos
- Chat GPT e educação na cibercultura: fundamentos e primeiras aproximações com inteligência artificial – Edméa Santos, Alexandre Chagas, João Bottentuit Junior
- Corpos, gêneros e sexualidades nas ciências humanas e sociais – Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Jónata Ferreira de Moura
- Cultura material escolar em perspectiva histórica: escrita e possibilidades – Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Jónata Ferreira de Moura
- Dimensões do anticomunismo no Brasil: novos estudos e perspectivas de análise – Marco Antônio Machado Lima Pereira; Everton Fernando Pimenta.
- Ensaios sobre experiências com os sujeitos da pesquisa – Patrícia Azambuja, Melissa Moreira Rabêlo
- Ensino de história e formação docente na região Panamazônica: panorama de pesquisa, diálogos e reflexões = Enseñanza de la historia y formación docente en la región Panamazónica: panorama de investigación, diálogos y reflexiones – Erinaldo Vicente Cavalcanti [et al.]
- II Seminário Ciência Cine Guarnicê: ciência, memória e educação: relações em movimento – Marcos Fábio Belo Matos... [et al.]
- III Seminário Ciência Cine Guarnicê: o audiovisual como arte, indústria e entretenimento – Francisco Colombo Lobo... [et al.].
- Itinerários de pesquisas em histórias conectadas – Lyndon de Araújo Santos
- Linguagem e práticas discursivas : questões teóricas e metodológicas – João da Silva Araújo Júnior, Ilza Galvão Cutrim, Maria da Graça dos Santos Faria, Mônica da Silva Cruz
- PASSÁVAMOS LIGEIROS SOBRE AS ÁGUAS: História Social da Baixada Maranhense Oitocentista – Ítalo Domingos Santirocchi
Tenha acesso aos livros clicando aqui.
Clubes de Leitura na UFMA
Clube de Leitura GEPPLEM
O Clube de Leitura do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura (GEPPLEM), é uma das iniciativas do projeto de extensão vinculado ao Departamento de Biblioteconomia e ao Colégio Universitário da UFMA (Colun), criado em junho de 2021 com o objetivo de inspirar a leitura e a discussão de um conjunto rico e diverso de obras literárias, procurando levar também esses encontros de leitores das obras para muitos espaços dentro da comunidade acadêmica da instituição. O clube se reúne mensalmente para conversar sobre o livro selecionado para leitura, e os encontros reúnem os membros do clube e também o público leitor interessado. Para saber mais sobre o clube e poder acompanhar os próximos encontros para dividir a experiência de leitura coletiva, acesse o seu instagram @gepplem ou o site.
Clube do Livro Nonada
Outro exemplo de iniciativa de incentivo à leitura dentro da UFMA é o Clube do Livro Nonada, desenvolvido pelos discentes do Diretório Acadêmico de Comunicação Social - Gestão Lima Barreto, todavia o clube está aberto à participação de todos os discentes da comunidade, mesmo fora do curso de Comunicação. O Nonada tem o objetivo de criar um espaço de reflexão artística e sociopolítica dentro da universidade. Para conhecer mais sobre o projeto e participar das reuniões do clube, você pode acessar seu perfil no Instagram.
Clube de leitura da Biblioteca Setorial do CCH
No Centro de Ciências Humanas (CCH), também existe um clube de leitura muito engajado em encorajar a leitura e o encontro entre leitores dentro da Universidade. Por meio de projeto idealizado pelas bibliotecárias Luciana Palácio, Amanda Belfort e Erlane Alcântara, nasceu o Clube de Leitura da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre a comunidade acadêmica, assim como ajudar leitores a se encontrar em novos horizontes literários. Para conhecer mais sobre o clube e poder participar dos encontros caso possua interesse, você pode enviar para o e-mail biblioteca.cch@ufma.br ou acessar o instagram do clube.
Pesquisa sobre práticas de leitura nos espaços públicos do município de Codó
Além dessas iniciativas, existem diversas pesquisas realizadas por pesquisadores da UFMA que se destinam a observar e analisar as práticas de leituras. Um desses exemplos é o projeto de pesquisa “As práticas de leitura nos espaços públicos do município de Codó”, realizado pela professora do curso de Pedagogia do Centro de Ciências de Codó (CCCo), Cristiane Dias da Costa. O trabalho tem por objetivo mapear e avaliar os locais em Codó que permitem e incentivam a leitura da população local, levando em consideração espaços para leitura como “Biblioteca Pública”, “Farol da Educação” e “Indústria do Conhecimento”.
Cristiane Dias explica que a ideia da pesquisa surgiu de um interesse em mapear os locais disponíveis para os estudantes na área rural e urbana de Codó conseguirem acesso à leitura dentro das escolas e também em conhecer as práticas de leitura que eles possuem, e acabou evoluindo para um mapeamento geral de diversos locais que servem como incentivo à leitura dos estudantes.
“A princípio, o objetivo foi mapear os espaços de leitura que existem nas escolas, então poderíamos ver as bibliotecas ou salas de leitura, mas nós conseguimos visualizar, com a pesquisa, que eles não têm um espaço específico para leitura na grande maioria das escolas aqui de Codó. Esse mapeamento foi feito em todas as escolas urbanas de Codó, no primeiro momento, e, no segundo momento, a gente teve o objetivo de mapear as escolas rurais. A gente fez um mapeamento realmente em todas as escolas urbanas, mas, nas escolas rurais, por causa do difícil acesso, não pudemos, e, como já sabíamos que na área urbana estava difícil, na área rural seria mais difícil ainda encontrar esses espaços. Então buscamos conhecer a biblioteca ou sala de leitura e, quando não existem esses espaços, verificar onde estão as salas de leitura, onde estão os livros, e aí a gente acha os livros em prateleiras, em armário fechado, em sala de aula, e em almoxarifado, encaixados ainda, então a gente descobre dessa forma diversos desafios pensando para a formação dos leitores”, declara.
Cristiane Dias também explica que, mesmo com tantos desafios para os leitores nessas áreas, ainda foi possível reconhecer, por meio da pesquisa, iniciativas para incentivar a leitura dos estudantes, o que os inspirou ainda mais a mapear outros locais que faziam parte da prática de leitura deles.
“Os alunos do projeto estão fazendo agora um mapeamento dentro das escolas que têm biblioteca e visitando para saber se acontecem práticas de leitura, porque também não adianta ter biblioteca e não ter as práticas. O projeto tem deixado muito claros os desafios, como a falta desses espaços, mas eu não posso negar que existem práticas de leitura, que vêm muito de iniciativa de professores, iniciativa de projetos. Aqui em Codó, por exemplo, a gente já tem alguns anos que tem o projeto Nas Ondas da Leitura, que distribui livros de literatura. Então, há práticas acontecendo, independentemente de haver ou não o local ideal, como uma biblioteca ou uma sala de leitura”, concluiu a coordenadora.
A pesquisa percebeu que existe uma dificuldade de acesso à leitura no município de Codó pelo número mínimo de bibliotecas e também pela falta de conhecimento de parte da população sobre onde se encontram esses espaços. Porém foi observado que o interesse pela leitura existe na comunidade codoense e se fazem cada vez mais necessárias as iniciativas e diversos espaços para incentivar ainda mais essa atividade tão importante.
Por meio dessa e outras iniciativas de pesquisa e divulgação, a UFMA mantém seu comprometimento em estimular a prática da leitura e seu impacto positivo na vida de estudantes e indivíduos para além da comunidade acadêmica.
Por: Pedro Correa
Produção: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante