Dia Mundial da Fotografia: Nuppi -UFMA abre inscrições para fotoprojeção “Compartilhantes Amazônidas”

publicado: 18/07/2024 08h51, última modificação: 18/07/2024 15h33
Evento promove visibilidade a fotógrafos da Amazônia Legal
Dia Mundial da Fotografia: inscrições abertas para fotoprojeção “Compartilhantes Amazônidas”

Na última quarta-feira, 17, o Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem da Universidade Federal do Maranhão (Nuppi-UFMA) iniciou as inscrições para a convocatória fotográfica “Compartilhantes Amazônidas”, que integra a programação do Dia Mundial da Fotografia 2024. Este ano, o evento tem como tema “Maramazônia: Imaginários da Amazônia Maranhense”, que tem a intenção de confluir com fotógrafos dos diferentes territórios que compõem a Amazônia, tendo por objetivo ampliar os olhares sobre a região para além das imagens institucionais ou clichês, que, por vezes, tendem a invisibilizar as vivências cotidianas de quem faz parte desses lugares.

Para o filósofo quilombola Antônio Bispo, ser compartilhante implica "uma relação com o ambiente como um todo, com os animais e as plantas", e com toda uma diversidade de entes que fazem pulsar a vida. Compartilhantes Amazônidas é uma tentativa de reunir essa multiplicidade expressa em uma fotoprojeção comemorativa, em alusão a um dos marcos de criação de uma tecnologia visual que surge em um contexto europeu, mas que pode ser reposicionada com base na perspectiva do Sul Global como forma de aprofundar o conhecimento sobre as expressões artísticas e a vivência coletiva nos territórios da Amazônia Legal.

Várias Amazônias por trás das lentes

A fotoprojeção Compartilhantes Amazônidas tem o objetivo de dar espaço a reflexões imagéticas que evidenciem a coexistência entre natureza e sociedade, de modo que elas não apareçam como entidades dicotômicas, mas implicadas, seja no equilíbrio ou em sua ameaça. A fotografia surge como uma ferramenta potencial para a visibilização das existências amazônidas para além das imagens que tentam colar ao território apenas a ideia de uma natureza intocada e idealizada, ou ainda como espaço devastado e irreversivelmente perdido.

Para Carolina Libério e Jane Maciel, organizadoras do evento e integrantes do Nuppi-UFMA, a convocatória surge da necessidade de captar olhares que potencializam a existência de vidas diversas nesses territórios. “As imagens de uma Amazônia ‘intocada’, apesar do tom celebratório do caráter preservacionista, acabam por vezes invisibilizando o tanto de Amazônia que há entre os modos de ser e viver no território. Apesar da constante tensão entre registro e criação existente na história da fotografia, acreditamos que ainda há, nesse regime de imagens, o potencial de demonstrar a diversidade de perspectivas", afirma Carolina. "Entendemos aqui fotográfos amazônidas como agentes que carregam em seus corpos, memórias e vivências o imaginário da Amazônia. Assim, esta convocatória destina-se a pessoas que pertençam a territórios amazônicos, que se reconheçam como ‘compartilhantes’ deles”, pontua Jane.

Como se inscrever?

As inscrições para a projeção de fotografias vão de 17 a 31 de julho, no site do evento na plataforma Doity, clicando aqui. Os interessados em participar devem disponibilizar para download, via Google Drive, um conjunto composto por no mínimo 05 e no máximo 10 imagens, tendo como inspiração o tema "Compartilhantes Amazônidas", formando um conjunto coeso.

Os arquivos que não estiverem disponíveis no momento de seleção não serão avaliados. As imagens submetidas serão avaliadas por uma comissão de curadores, com base em critérios técnicos, estéticos e conceituais. Não serão aceitas fotografias que retratem menores de idade, devido às questões éticas do direito de imagem. Os autores e as autoras das submissões contempladas para exibição serão notificados por e-mail, e receberão certificados de participação na convocatória.

As imagens selecionadas serão projetadas na noite do evento no Centro Cultural Vale Maranhão, estando implícita no ato de envio a aceitação da exibição da obra em espaço público. O evento Maramazônia: imaginários da Amazônia Maranhense é realizado via edital Ocupa CCVM - Amazônia em foco 2024.

Sobre a comissão avaliadora

Dinho Araujo (Pinheiro, 1985) é artista visual, Mestre em Antropologia pela UFPB, gestor cultural do Chão e cocurador do projeto Monumento à Diáspora Africana no Maranhão, 2023, realizado por meio da FUMPH e Instituto Vale. Curador da exposição Caminho de Muriá para brocar a terra, 2021, da artista Gê Viana, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão – MHAM e do projeto Sesc Confluências, no Maranhão, em colaboração com o curador Ricardo Rezende, entre 2018 e 2019.

Pablo Sérvio é professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão e do mestrado profissional em artes (profartes). Coordena o projeto de extensão Processos Fotográficos Alternativos. É doutor em Arte e Cultura Visual (UFG).

Jane Maciel é fotógrafa, poetisa, cantora e professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI-UFMA). Desenvolve trabalhos que cruzam linguagens artísticas para apresentar abordagens sensíveis sobre as existências subjetivas e comuns.

Serviço:

Convocatória para fotoprojeção Compartilhantes Amazônidas