Dia do Assistente Social: professoras e coordenadoras da UFMA realizam evento de comemoração no Câmpus de São Luís

publicado: 15/05/2023 14h06, última modificação: 16/05/2023 10h01

Elaborar, desenvolver e executar planos e programas que facilitem acesso às políticas públicas básicas como saúde, educação e cultura são algumas das muitas funções desempenhadas por assistentes sociais. Em homenagem a esses profissionais, nesta segunda-feira, 15 de maio, data em que é comemorado o Dia do Assistente Social, o Departamento do Curso de Serviço Social (Dese) da UFMA, inicia uma programação diversificada também em comemoração ao Curso de Serviço Social da UFMA que completa 70 anos. As atividades vão até o dia 17, na sede do Departamento, no Centro de Ciências Sociais (CCSo), da Cidade Universitária.

Em uma assembleia departamental, o evento de abertura reuniu, além das professoras atuantes do Curso, a coordenadora Zaira Sabry Azar, representando sua categoria profissional, em colaboração com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e grupos acadêmicos da Universidade.

Segundo Zaira Azar, a Coordenação desempenha o papel de articular as demandas dos estudantes, do Centro e de outros órgãos de apoio, como Pró-Reitorias, buscando reforçar o caráter de construção coletiva do ambiente de ensino.

“Nossa categoria, de Assistência Social, é muito importante para o Brasil atual. Vivemos um momento de assegurar direitos, seguindo nosso código de ética e estabelecendo o compromisso com a classe trabalhadora, para formar uma sociedade justa e democrática”, comentou.

Na sua visão, também é preciso designar grande atenção às necessidades públicas, e resolvê-las em parceria com outras profissões: “Devemos superar as questões sociais, como desigualdades e diferenças”. Para ela, a confraternização serve para debater esses temas e demonstrar as realizações pessoais alcançadas nesse ramo de trabalho, apesar dos desafios enfrentados.

Claudia Alves Durans, professora da UFMA e chefe do Dese, define sua área de atuação como muito demandada e referenciada socialmente, por isso é necessário o pessoal envolvido mantenha zelo, cuidado e competência.

“Os profissionais que formamos estão na linha de frente da situação de pessoas em vulnerabilidade social, implementando políticas públicas junto à população, nas periferias e nos municípios em geral”, disse.

De acordo com ela, o âmbito de atuação dos assistentes sociais apresenta precarização. “É necessário que haja concursos públicos, a fim de valorizar o trabalho e prestar assistência ao público que carece de ampliação dos seus direitos”. Esse projeto tem viés ético e de envolvimento com a comunidade.

Nesta segunda-feira, às 18h30 acontece o “43° Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão”, em que ocorrerá a cerimônia de posse da nova gestão do CRESS – MA, no Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias, em São Luís.

Nos dias 16 e 17, terça e quarta-feira, respectivamente, a programação continua em formato de cerimônias, mesas-redondas, palestras, cursos e entre outras atividades.

Acompanha o site do evento

Por: Júlio César

Fotos: Karla Costa e Júlio César