Dezenove professores são titulados Professores Eméritos no Palácio Cristo Rei

publicado: 02/11/2023 15h02, última modificação: 06/11/2023 15h52
Dezenove professores são titulados Professores Eméritos no Palácio Cristo Rei

O Palácio Cristo Rei, recebeu, na noite dessa terça-feira, 31, a solenidade de entrega do título de Professor Emérito, concedido a 19 docentes aposentados, em reconhecimento às suas trajetórias como profissionais e os serviços relevantes prestados por eles para a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no exercício da docência.

O reitor Natalino Salgado Filho definiu esses discentes como construtores da história, da competência e da dignificação da educação. “Cerimônias como essas têm sua relevância, pois, à medida que a Universidade elege seus professores, que há um dado tempo, seguiam prestando relevante serviço à nossa instituição, em algum momento, eles se aposentam, mas deixam um legado, seja no trabalho, nas realizações e sobretudo na admiração pelos seus pares, seus colegas e alunos”, destaca.

O professor Romildo Martins Sampaio, pró-reitor de Ensino da Universidade, expressou, em nome da UFMA, sua honra em homenagear esses profissionais, pelas suas trajetórias que dignificam a instituição. “É uma homenagem muito justa, além de ser uma forma também de a Universidade reconhecer a vivência dessas pessoas que tanto contribuíram. Esses 19 professores que hoje recebem o título de Professor Emérito, sem sombra de dúvida, tiveram uma participação extremamente importante na construção da nossa Universidade nos diferentes campos de saber”, analisa.

O vice-governador do Maranhão, Felipe Costa Camarão, e sua família receberam a homenagem em nome da sua avó, Jean Moses Camarão, uma das Fundadoras do curso de Letras-inglês da Universidade. Jean graduou-se em letras pela UFMA, cursou dois mestrados fora do país: em língua inglesa, na Universidade de Michigan, e cultura e civilização norte-americana, na universidade de Washington, em Seattle, nos Estados Unidos. Além disso, fez doutorado em língua inglesa e prática de ensino, na Universidade de Manchester, Inglaterra. Começou a lecionar inglês ainda adolescente, nos anos 50, em São Luís. Foi professora de vários centros educacionais, além de ter trabalhado por 29 anos como professora.

Professor Emérito - 31 - 10 - 23

Felipe afirma que, para ele, essa é uma ocasião de em que se sente honrado de múltiplas formas. “Em primeiro lugar, na condição de neto. Minha avó foi a pessoa com quem eu comecei a trabalhar pela primeira vez, aos 16 anos, como professor de inglês. Em segundo, é uma homenagem também que eu recebo com muito honra como professor da UFMA, pelo papel que ela teve nesta instituição à qual sou tão grato, tenho certeza que ela teria muito orgulho de me ver colega dela na Universidade”, relata.

José Américo da Costa Barroqueiro, um dos homenageados e orador representante, em discurso, relatou suas vivências de seus 42 anos na Universidade, e, como descreve, é uma honra, não apenas a titulação, mas a trajetória vivida por ele na UFMA. “Para mim é um momento muito valioso, pois reconhece o trabalho realizado por nós por tanto tempo, como professores, como gestores e faz com que nos tornemos cada vez mais acolhidos por essa Universidade que amamos tanto”, revela.

José é professor da UFMA do Departamento de Morfologia, lecionando as disciplinas de histologia e embriologia para os cursos de medicina enfermagem e nutrição. Possui graduação em odontologia. Tem mestrado em ciências da saúde na área de malformações congênitas faciais. Já assumiu diversos cargos de gestão. Foi chefe do Departamento de Morfologia, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, vice-reitor, reitor em exercicio e pró-reitor de gestão e finanças. Foi membro efetivo e presidente, na qualidade de reitor e vice-reitor, do Conselho Universitário, Pesquisa e Extensão e participante do conselho diretor. Atualmente, participa do conselho diretor por indicação da Presidência da República.

O professor Silvano Alves Bezerra da Silva, também homenageado, conta que recebe essa homenagem com muita alegria, pois, como explica, ao chegar a certa idade, olhamos para trás e nos perguntamos o que fizemos na nossa trajetória e, como completou, essa homenagem é exatamente reconhecimento desse esforço, e é nesse momento que se tem certeza de que, de fato, foi feito um bom trabalho, que é apreciado pela instituição e pela comunidade.

Além disso, também definiu a docência como uma atividade conjunta, pois, ao seu seu ver, um professor não existe sem uma relação com os que estão à sua volta. "São aqueles que dividem com ele as tarefas, as preocupações, as pesquisas e tudo aquilo que a Universidade exige. Então, mesmo que o título sendo individual, quando uma pessoa o recebe, é uma consagração coletiva de todo um grupo de profissionais dedicados à educação", finaliza.

Silvano é graduado em educação artística pela Universidade Federal da Paraíba, tendo mestrado em Ciência da Informação, pela UFPB e doutorado em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Iniciou sua vida profissional como desenhista no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na UFMA, foi diretor da Imprensa Universitária e da Editora UFMA. Foi coordenador geral na implantação da TV UFMA, assim como o primeiro diretor. Foi desenhista da pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UFMA. Também foi professor titular do curso de Educação Artística e do curso de Comunicação Social, da UFPB, do curso de Comunicação Social e do programa de mestrado interdisciplinar da UFMA; como também do curso de Artes Visuais, da UFPB.

Confira a lista completa de homenageados

1. ALDALÉA LOPES BRANDES MARQUES
  2. ANA IZABEL BARROS ROCHA - in memoriam