Departamento de Psicologia realiza lançamento de livros e promove palestra sobre a luta no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

publicado: 20/05/2022 12h23, última modificação: 20/05/2022 13h04
Comemoração dos 30 anos do Curso de Psicologia.jpg

O Departamento de Psicologia (Depsi) da UFMA realizou, na quarta-feira, 18, no Praia Mar Eventos, o lançamento do e-book “30 anos do Curso de Psicologia da UFMA: contando e fazendo histórias” e do livro “Pesquisas em Psicanálise: algumas produções”. Na ocasião, também foi realizada uma palestra em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Compôs a mesa de abertura o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; a conselheira-presidente do Conselho Regional de Medicina, Ana Letícia Lima; a professora do decanato do Depsi, Denise Bessa Leda; a coordenadora do curso de Psicologia, Rosana Mendes Eleres de Figueiredo; a chefe do departamento de Psicologia, Nádia Prazeres, e as professoras Catarina Malcher Teixeira e Isalena Carvalho, representando os organizadores do e-book e do livro, respectivamente.

A professora Denise Leda comentou a história do curso de Psicologia. “O Departamento já existia desde 1970, oferecendo disciplinas de psicologia para os outros cursos da UFMA, e o quadro de docentes era composto, em sua maioria, por filósofos e pedagogos. Somente em 1991, após muita mobilização, houve a criação da graduação. O curso foi criado, inicialmente, nas habilitações de bacharelado e licenciatura, mas, em 1994, a habilitação de formação de psicólogo já estava aprovada”, explicou a docente.

De acordo com Catarina Teixeira, o e-book reúne uma coletânea de vários estudos e investigações feitos por professores e alunos do Departamento de Psicologia. O livro conta, por meio de histórias, os 30 anos do curso de Psicologia. Já o livro “Pesquisas em Psicanálise: algumas produções”, reúne trabalhos acadêmicos em psicanálise dos alunos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão, orientados pelas professoras Isalena Carvalho e Valéria Lamera.

Durante a discussão sobre as ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a palestrante Lissandra Leite, que é mestranda em Políticas Públicas na UFMA, comentou a responsabilidade integral da sociedade na proteção das crianças e dos adolescentes. “A criança e o adolescente não são apenas uma extensão da família, devem ser vistos como responsabilidade coletiva, como o próprio Estatuto da Criança e Adolescente diz. Por isso é tão importante entender as estratégias, as lutas e as políticas voltadas para o entendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência e saber de que forma podemos ajudá-las”, ressaltou.

Comemoração dos 30 anos do Curso de Pedagogia - 18-05-2022

Por: Kelle Dias