Departamento de Psicologia do Câmpus São Luís realiza XVIII Encontro Nacional de Gestalt-terapia

publicado: 13/09/2023 13h00, última modificação: 14/09/2023 03h37
O encontro foi realizado no câmpus São Luís, entre os dias 6 e 8 de setembro.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu, nos dias 6, 7 e 8, o XVIII Encontro Nacional de Gestalt-terapia e o XV Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica. As iniciativas são realizadas pelo Grupo de Estudos em Gestalt Terapia (GEGT) – Integrar UFMA, vinculado ao Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas (CCH). Com a temática “Pensando uma ética decolonial”, a iniciativa tem por objetivo entrelaçar saberes e fazeres de clínicas gestálticas no Maranhão.

Wanderlea Nazare Bandeira Ferreira, docente do curso de psicologia e uma das organizadoras do evento comenta que esse encontro é importante para a psicologia e diretamente para a Gestalt-terapia, que reúne profissionais de todo o Brasil. “Aqui, nós tivemos quase oitocentas pessoas entre estudantes e profissionais de todos os estados do Brasil e também do Japão, que vieram pensar, discutir, experienciar e trazer à tona toda essa questão da ética decolonial, não só no sentido de estar questionando toda a ampliação da prática, mas também no sentido de acolher a diversidade e as transgressões no sentido de desconstruir paradigmas”, expõe.

A psiquiatra Ane Caroline Mesquita Moura, de Imperatriz, explica que, dentro da sua área, acredita numa abordagem voltada para um olhar terapêutico para com o paciente e, nesse sentido, viu uma ótima oportunidade para aprofundar seus conhecimentos. “Na contribuição entre o psicólogo e o psiquiatra, é muito importante que nós, médicos, tenhamos também esse aprofundamento na dor humana, não apenas na sistematização de sintomas e medicamentos. Então, a minha intenção em vir para este evento é aprofundar meu conhecimento dentro dessa área mais subjetiva, da questão emocional do paciente”, afirma.

A psicóloga e Gestalt-terapeuta Tietriza Maria Farias da Silva, também de Imperatriz, define o evento como uma forma de conhecer e integrar-se à comunidade, compartilhando e entrando em contato com outros profissionais da área. “É uma alegria muito grande para nós, do Maranhão, receber esse evento aqui no nosso estado, então não tinha como não estar aqui, dentro da nossa casa, debatendo sobre essa temática. Hoje, dentro do contexto social e do nosso trabalho, o assunto é pautado, o tempo inteiro, no contato com nossos pacientes, então, de uma forma ou outra, falar sobre isso é estar conhecendo mais sobre o ser humano e a sociedade em si, sobre o coletivo, então, pra mim, é um tema incrível e necessário”, expõe.

A programação contou com palestras, minicursos, rodas de conversa, workshops, mesas-redonda e apresentações de trabalhos que abordavam tópicos relacionados ao assunto. Além disso, o evento teve momentos de apresentações e performances culturais. Para os participantes do evento, a comissão organizadora já disponiblizou os certificados. Acesse aqui.

XVIII Encontro Nacional de Gestalt - Terapia & XV Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica

Saiba mais

A Gestalt-terapia é um modelo de tratamento humanístico e experimental que foi desenvolvido nos anos 1940 como uma forma alternativa de psicoterapia.

Esse tipo de abordagem feita pelos psicólogos é centrado na ideia de que tudo que nos rodeia e faz parte do ambiente em que vivemos está ligado ao modo como enxergamos o mundo, como nos posicionamos diante dos desafios e como vemos a nós mesmos.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras