Departamento de Educação Física da UFMA realiza XIII Semana Nacional do Cérebro a partir dessa segunda-feira, 11

publicado: 07/03/2024 12h20, última modificação: 08/03/2024 12h06
Evento ocorre de 11 a 15 de março, no Câmpus São Luís

Inicia-se, nessa segunda-feira, 11, a 9ª edição da Semana Nacional do Cérebro (SNC), a partir das 9h no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus São Luís. Realizada pelo Departamento de Educação Física, o projeto visa ampliar a divulgação sobre os benefícios resultantes do estudo do cérebro, como também busca trazer a abordagem de uma importante iniciativa global que pretende informar e compartilhar conhecimentos sobre o tema neurociências.

O evento é promovido em todo o Brasil pela SBNeC, parte integrante da Brain Awareness Week (BAW) e Fundação Dana Alliance for Brain Initiatives - EUA em todo o mundo. A programação ocorre anualmente, no mês de março. Durante uma semana, é dedicado um propósito em atingir a popularização, com base em  divulgação coletiva acerca do estudo das neurociências, desde visitas guiadas a laboratórios, palestras, rodas de conversa, minicursos, oficinas, exibição de filmes e documentários comentados por neurocientistas, até exposições, brincadeiras interativas sobre o cérebro, a mente, ilusões e doenças.

Para o professor e coordenador do evento na UFMA, Tarcísio Ferreira, a Semana do Cérebro tem se caracterizado, ao longo de todas as edições realizadas, por uma vasta programação e participação de estudantes, docentes, profissionais, idosos e adolescentes dentro e fora do Câmpus do Bacanga. Dessa forma, a iniciativa abrange o maior número de participantes para a programação. Seja estudantes, professores, idosos, educadores e profissionais das mais diversas áreas, que vai além do ambiente acadêmico.

Neste ano, a 9ª Semana Nacional do Cérebro contará com grandes expectativas e uma atração diversificada. O evento encerra-se no dia 15 de março, às 17 horas. Para participar, os interessados devem acessar o link de inscrição, que se estende até o dia 11.

Confira a programação completa

Dia 11/03

9h – Abertura - Auditório Central - Câmpus do Bacanga.

9h - Odisseia Neurocientífica. Prof. Tarcisio Ferreira – NEPAS-DEF-UFMA.

10h - Diamba e Cérebro: Aspectos científicos e de saúde pública. Prof. Ricardo Manteles - COLUN e Acolhedeira.

16h55 – 18h35 COLUN 3º D - Aprendizagem/memória - Por que você estuda e não aprende? Ou: como aprender qualquer coisa?

Dia 12/03

16h55 - 18h35 – COLUN 3º B - Aprendizagem/memória - Por que você estuda e não aprende? Ou: como aprender qualquer coisa?

Dia 13/03

14h - 16h - UNITI - Regras do bem viver e outras milongas. Prof. Tarcisio Ferreira

17h55 às 18h30 – COLUN 3º C - Aprendizagem/memória - Por que você estuda e não aprende? Ou: como aprender qualquer coisa?

Dia 14/03

09h – Regras do bem viver e outras milongas. Prof. Tarcisio Ferreira – Centro de Convivência – Vila São José II - SEMDES - Paço do Lumiar

14h55 - 16h55 COLUN 3º A - Aprendizagem/memória - Por que você estuda e não aprende? Ou: como aprender qualquer coisa?

Dia 15/03

09h30 - Regras do bem viver e outras milongas. Prof. Tarcisio Ferreira. Auditório do Sesc – Praça Deodoro.

14h30h - Regras do bem viver e outras milongas. Prof. Tarcisio Ferreira. UNABI – Câmpus Paulo VI - UEMA

Encerramento.

Por: Camilla Fernanda