Departamento de Biblioteconomia realiza II Seminário de Bibliotecas Escolares do Maranhão na 16ª Feira do Livro de São Luís

publicado: 17/10/2023 09h42, última modificação: 18/10/2023 11h13
Departamento de Biblioteconomia realiza II Seminário de Bibliotecas Escolares do Maranhão na 16° Feira do Livro de São Luís

Integrando a programação da 16ª Feira de Livros de São Luís (Felis), o Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Conselho Regional de Biblioteconomia - 13ª Região realizarão, nessa quarta-feira, 18, e quinta-feira, 19, o II Seminário de Bibliotecas Escolares do Maranhão (Sebe). Nessa edição, trazem como temática “Políticas Públicas para Bibliotecas Escolares - Articulação para o fortalecimento da educação com qualidade social”.

O evento visa atingir mediadores de leitura de diferentes áreas de conhecimento, livreiros, escritores e pais e mães de alunos, além de professores da educação básica, superior, da graduação em Biblioteconomia e demais licenciaturas e bibliotecários.

A iniciativa tem por objetivo principal debater junto aos atores sociais do segmento do livro, leitura, literatura e biblioteca a respeito das políticas públicas para bibliotecas escolares no Brasil e, em particular, no Maranhão, como estratégia de articulação entre os órgãos de classe, universidades, instituições escolares das redes pública e privada e o poder público e suas respectivas representações legais.

Leoneide Maria Brito Martins, docente de Biblioteconomia e uma das organizadoras do seminário, explica que a escola que tem uma biblioteca viva e com acervo de qualidade faz toda a diferença na formação de toda a comunidade escolar. “Compreendemos que a questão da biblioteca escolar é uma luta de todas as pessoas comprometidas com o desenvolvimento da educação escolar, pois a biblioteca deve ser um organismo ativo dentro da escola, gerenciada por bibliotecárias ou bibliotecários e integrada às ações curriculares do projeto pedagógico da escola, assim como se constituir num espaço-laboratório de práticas leitoras e escritoras, de acesso à informação, à literatura e à bibliodiversidade”, define.

De forma presencial, das 9h às 12h, no primeiro dia, 18, o Auditório Gonçalves Dias, na Praça Maria Aragão, receberá apresentações culturais e a mesa de abertura do evento. Em seguida, será realizada a mesa-redonda “Perspectivas das Bibliotecas Escolares no Maranhão: o legal, o real e o possível”, com mediação da professora Mary Ferreira, do Departamento de Biblioteconomia da UFMA. Após isso, das 11h às 12h, será realizado um debate acerca do tema.

No dia seguinte, 19, o evento prossegue de forma virtual no Canal do Youtube do Grupo De Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura (Gepplem), às 9h, com a mesa-redonda:  Políticas Públicas Para Bibliotecas Escolares - Articulação para o fortalecimento da educação com qualidade social, por Nadja Cezar Ianzer Rodrigues, coordenadora geral dos Programas do Livro (CGPLI), seguido de debate, ministrado por Leoneide Martins.

As inscrições estão abertas e podem realizada na página do evento.

Por: Juan Terra