Departamento de Biblioteconomia lança mais uma edição da Revista Bibliomar, com artigos sobre realidade da inteligência artificial (IA)

publicado: 06/07/2023 09h36, última modificação: 06/07/2023 21h24
A revista tem fluxo contínuo e recebe trabalhos relacionados à área da Ciência da Informação
Departamento de Biblioteconomia lança mais uma edição da Revista Bibliomar com artigos sobre realidade da inteligência artificial (IA)

O curso de Biblioteconomia do Câmpus São Luís lançou a vigésima segunda edição da Revista Bibliomar. Esse volume tem a proposta de mostrar a realidade da inteligência artificial (IA), com novas propostas de uso que se apropriam de algoritmos de aprendizagem que se assemelham ao pensar e à ação humana. Também tem o objetivo de incentivar a produção científica por meio da disseminação de conteúdos informacionais no campo da Ciência da Informação e áreas interdisciplinares.

A revista conta com um conjunto de artigos que vão observar e detalhar a IA. O artigo de Eddie Carlos Saraiva da Silva e João Batista Ernesto de Moraes, que apresenta uma experiência de imersão como pesquisador — usuário junto a IA e uma análise avaliativa fundamentada nas dimensões de qualidade estipuladas nos estudos de Garvin (1992). A pesquisa de Jucyara da Silva Rodrigues e Francisca Carine Farias Costa aborda a importância da normalização para o meio científico e a sua função dentro do cenário de trabalho do bibliotecário, oportunizando fatos e argumentos de pensadores da área com o texto intitulado.

Além disso, o trabalho elaborado por Solange Alves Santana e Maria Fátima dos Santos mostra como a comunidade se articula em torno das questões relacionadas às bibliotecas públicas, reforçando o papel como instituição social. Raquel Juliana Prado Leite de Sousa e Vanessa de Oliveira Andrade trazem o relato de uma atividade alinhada à Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e às competências e habilidades para o século XXI, na disciplina de Linguagens Documentárias, disciplina da graduação a distância em Biblioteconomia em uma instituição particular. Discutir sobre a biblioteca escolar como pauta de reivindicação popular no Brasil e a perpetuação de sua invisibilidade social são algumas das temáticas que Raquel Juliana Prado expõe.

Revista Bibliomar –  Segundo a professora do curso de Biblioteconomia Raimunda de Jesus Araújo, a Revista Bibliomar surgiu com a finalidade de proporcionar aos alunos do curso de Biblioteconomia o entendimento do processo editorial de um periódico técnico-científico. “Ao longo do tempo, a Bibliomar se tornou uma referência na área da Ciência da Informação, adotando práticas editoriais compatíveis com as recomendações das agências nacionais e internacionais voltadas à qualificação da produção no âmbito acadêmico”, explica.

As submissões ocorrem durante o ano inteiro, podem se inscrever alunos da graduação com seu respectivo orientador, com titulação mínima de mestre, além de técnicos e pesquisadores que tenham estudos relacionados à área da Ciência da Informação. É necessário que os trabalhos sejam em formato de artigo, relato de experiência, resenha, ensaio ou entrevista. As normas para submissão já estão disponíveis.

A Revista Bibliomar está hospedada no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Maranhão. Os textos podem ser baixados, compartilhados e copiados, sem nenhuma restrição.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro