Notícias

Denise Bessa Léda, docente do Departamento de Psicologia, do CCH, defenderá memorial para professora titular no dia 23 de setembro

publicado: 12/09/2022 11h58, última modificação: 14/09/2022 12h45

A professora Denise Bessa Léda, do Departamento de Psicologia (DPsi) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi), ambos do Centro de Ciências Humanas da UFMA, realizará, no dia 23 deste mês, a defesa de seu memorial para professora titular. A banca pública de defesa ocorrerá a partir das 15h, no auditório Sérgio Ferretti, e o evento é aberto à comunidade.

Ela é professora da Universidade Federal do Maranhão desde 1992 e possui 30 anos de participação nas áreas da docência, pesquisa social e extensão universitária. Ademais, a professora estuda temáticas relacionadas ao trabalho, à educação superior e ao trabalho docente.

O memorial será avaliado por professores que têm ampla experiência nos campos de pesquisa da docente, como é o caso de Sirliane de Souza Paiva, professora titular aposentada do Departamento de Enfermagem da UFMA; Deise Mancebo, professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); José Roberto Heloani, professor titular e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Roberto Leher, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A docente é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia (Nepp) da UFMA, integra a coordenação colegiada do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (Histedbr), além de ser membra da Rede Universitas-BR e do Grupo “Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp).

Denise Bessa possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa, no Rio de Janeiro; mestrado em Educação pela UFMA; e doutorado em Psicologia Social e pós-doutorado pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana, ambos pela Uerj.

A professora expressou previamente sua alegria por ter chegado a esse momento da carreira acadêmica: “Tenho gratidão pelo que vivenciei nessa trajetória de 30 anos de docência, pois, como diz a epígrafe que escolhi para o memorial, ‘sou um pouco de todos que conheci, um pouco dos lugares que fui, um pouco das saudades que deixei e sou muito das coisas que gostei’, disse Bessa, citando frase célebre de Antoine de Saint-Exupéry. Ela já almejava o último estágio da carreira docente desde que se tornou professora da UFMA, em 1992, ano em que iniciou a construção do trabalho que subsidiou o memorial.

Saiba mais

A classe de professor titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei N° 12.863/2013. As classes recebem as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo: auxiliar (docente que possui graduação ou título de especialista), assistente (portador de título de Mestre), adjunto (portador de título de Doutor), associado (apenas professores com doutorado que já passaram pela classe de Adjunto) e titular (apenas professores com doutorado que passaram pela classe de Associado).

Somente ao alcançar o nível 4 da Classe D, denominada de “professor associado”, o docente poderá pleitear a promoção para a Classe E, de professor titular. Entretanto o professor terá que ser aprovado nas duas etapas de avaliação. Na primeira, são avaliadas as atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira; e, na segunda, o docente apresentará a uma banca a defesa de um memorial ou uma tese acadêmica inédita.

Por: Jarina Milena

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: