Denise Bessa Leda, docente de Psicologia, ascende à categoria de professora titular da UFMA após defesa de memorial

publicado: 26/09/2022 12h02, última modificação: 26/09/2022 20h14

Na sexta-feira, 23, foi realizada, no Auditório Sergio Ferretti, do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA, a defesa do memorial da professora Denise Bessa Leda, do Departamento de Psicologia (DPsi) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi), que ascendeu à classe de professora titular, a mais elevada da carreira do Magistério Superior. O evento foi aberto à comunidade e também contou com transmissão virtual.

A professora Denise Bessa falou da felicidade de sua trajetória acadêmica de 30 anos e enfatizou que, para ela, a docência no Brasil é um grande privilégio, ainda que repleto de desafios. Ela revelou que a foto para o convite foi escolhida por sua filha. “A foto mostra que eu sou muito feliz com o meu trabalho, que é exatamente o que a gente quer mostrar”, comentou, emocionando-se.

A professora de Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Deise Mancebo, parabenizou a “brilhante carreira que a professora Denise vem desenvolvendo”. Ele enfatizou a contribuição da docente para o único curso de Psicologia gratuito do Maranhão, bem como sua ativa participação em redes de pesquisa local e nacional.

Por sua vez, Roberto Leher, biólogo, pedagogo, professor e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chamou atenção para o valor da ascensão à categoria de professora titular, a mais alta da carreira. Afirmou que o ensino formal da psicologia no Maranhão também é legado da professora Denise Bessa, atuante desde os primeiros meses de funcionamento do curso, em 1992, atribuindo-lhe mérito em ajudar a inaugurar um campo de conhecimento até então pouco explorado no estado.

Já o professor e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas na área de Gestão, Saúde e Subjetividade, Roberto Heloani, parabenizou a sensibilidade do memorial para pautas atuais e pertinentes ao futuro da educação superior, como a do meio ambiente. Segundo ele, a maturidade intelectual e pessoal, fundamentos do título de professor titular, são ambos traços marcantes no trabalho da educadora.

Para encerrar a cerimônia, Denise ressaltou a importância de se defender a universidade pública e a educação gratuita de qualidade. A promoção à categoria de titular foi confirmada após uma breve sessão particular entre os membros da banca examinadora, e a notícia foi celebrada com aplausos de amigos e familiares presentes.

Saiba mais

Psicóloga pelo Centro Universitário Celso Lisboa, Rio de Janeiro, Denise é mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão, com doutorado em Psicologia Social e pós-doutorado pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Docente da Universidade Federal do Maranhão desde 1992, é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMA e lidera o Grupo de Pesquisa Sociedade Contemporânea, Mundo do Trabalho e Processos de Subjetividade, cuja pesquisa enfoca mercado de trabalho, a docência e a educação superior. Integra, também, a Coordenação Colegiada do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil, além de ser membra da Rede Universitas e do grupo “Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro