Delegação de esportes da UFMA realiza testagem de covid-19 para o embarque aos Jogos Universitários Brasileiros 2021

publicado: 05/10/2021 13h31, última modificação: 05/10/2021 21h32
Delegação de esportes da UFMA realiza testagem de covid-19 para o embarque dos Jogos Universitários Brasileiros 2021.JPG

Na manhã de hoje, 5, a delegação esportiva da Universidade Federal do Maranhão que disputará os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2021, entre os dias 10 e 18, em Brasilia, Distrito Federal, compareceu no auditório do Núcleo de Esportes da UFMA para a realização do teste rápido RT-PCR. O embarque para a competição dos jogos ocorrerá na sexta-feira, 8. A UFMA representará o estado em nove modalidades, sendo seis individuais (badminton, atletismo, tênis de mesa, natação, xadrez e taekwondo), e três coletivas (basquetebol, handebol e voleibol), que reunirá aproximadamente 95 atletas dos mais diversos cursos da Universidade.

O diretor de Esportes e Lazer da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), Flávio de Oliveira Pires, comentou o fato de a delegação ser composta por estudantes de diversos cursos de graduação. “Muita gente pensa que os JUBs contam apenas com a participação dos atletas de Educação Física, o que não é verdade. Temos aqui alunos do curso de Direito, Medicina, engenharias, Biologia, Química, entre outros, o que mostra a diversificação das graduações nos esportes”, detalhou.

O técnico da seleção feminina de vôlei da UFMA, James Silva, também pontuou que alunos do mestrado e doutorado podem participar das seleções dos Jogos Universitários: “Para formação dos times, é feita uma pré-seleção definida pelos técnicos, e eles mesmos montam seus times. O convite é para todos os alunos vinculados à Universidade”.

Para a aluna Thalia Santos, representante da Universidade no atletismo, ter o apoio da UFMA no enfrentamento de dificuldades impostas pela pandemia durante os jogos é essencial para que os atletas tenham bons resultados. “É de grande importância a Universidade estar se empenhando para nos levar aos jogos em segurança com essa testagem de covid-19, entre outras normas de segurança, que ajudarão, até mesmo, no nosso desempenho nos jogos”, destacou.

Segundo o pró-reitor de assistência estudantil, Leonardo Soares, a realização dessa etapa só foi possível com a parceria do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). "Quero agradecer ao HU-UFMA a disponibilização dos seus profissionais qualificados para realizar a testagem, ao Laboratório Central do Maranhão (LACEN), vinculado à SEMUS, o material fornecido, à Diretoria de Esporte e Lazer da UFMA, que está coordenando todo o processo, a todos os atletas, treinadores e aos professores Elizabeth Albuquerque, Alex Bezerra e Jucilea Ferreira, que acompanharão a delegação da UFMA, composta por uma média de 107 pessoas, em Brasília", agradeceu.

Delegação de esportes da UFMA realiza testagem de covid-19 para o embarque dos Jogos Universitários Brasileiros 2021 - 05-10-2021

Por: Kelle Dias

Produção: Laís Costa