Debate entre candidatas à Diretoria do Centro de Ciências Sociais foi transmitido na quinta, 27, no Canal Institucional da UFMA no Youtube

publicado: 28/01/2022 19h24, última modificação: 28/01/2022 19h24

Na tarde de ontem, 27 de janeiro, foi realizado e transmitido pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube o debate entre as candidatas à diretoria do Centro de Ciências Sociais (CCSO) do Câmpus São Luís. A pedagoga e atual diretora Lindalva Maia Maciel concorre à reeleição, enquanto a professora Mônica Araújo, do Departamento de Turismo e Hotelaria, também disputa ao cargo.

A mesa-redonda se dividiu em três momentos: dez minutos para apresentação, espaço para realização de perguntas e, por fim, as considerações finais das candidatas. O debate contou com a mediação do aluno Rômulo Fernandes, do curso de Direito; e com a colaboração de Eunice Brasil, presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia; e Rafaela Pinto Silva, vice-presidente do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis. Todos fazem parte do CCSO.

Em defesa de sua candidatura, a professora Lindalva afirmou o compromisso com a educação. “Quero reforçar aos senhores o meu compromisso, a minha responsabilidade para com a Universidade Pública porque nela, por ela, eu mudei os rumos da minha vida, e mediante o nosso trabalho no Centro de Ciências Sociais, nós conseguimos fazer a escuta e praticar ações em favor da formação humana com qualidade social”, pontuou.

A professora Mônica justificou sua candidatura definindo como uma gestão participativa baseada no diálogo e no debate público das questões que envolvem a Universidade, tanto nos aspectos financeiros, quanto mos políticos e pedagógicos, além de estimular o pensamento crítico e a liberdade de expressão. “A gente percebe que o momento eleitoral é um momento de se pensar tanto o Centro de Ciências Sociais, quanto a Universidade. Deve-se considerar o contexto atual das universidades públicas que vivem no Brasil”, ponderou.

Na sessão dedicada às perguntas, alunos, docentes e/ou técnicos-administrativos questionaram a respeito de assuntos importantes relacionados ao ensino e à estrutura física do CCSO. A reabertura da biblioteca do Centro de Ciências Sociais, as melhorias físicas e pedagógicas em meio ao corte orçamentário e o papel do Centro na defesa da democracia na UFMA e no Brasil no atual cenário foram alguns dos questionamentos apresentados. O tempo de resposta das candidatas era de três minutos.

As eleições para coordenadores de curso, chefes de departamento e diretores de centro ocorrem nesta sexta, 28, em todos os câmpus da Universidade Federal do Maranhão. Alunos, docentes e técnicos-administrativos podem votar, de forma on-line, até as 22h. O resultado final está previsto para o dia 7 de fevereiro, mas o acompanhamento da presença nas urnas e a apuração (com início às 22h01) já podem ser conferidos de forma on-line.

Assista ao debate na íntegra, pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube:

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque