Notícias

De forma virtual, docente Manoel Rubim lança livro sobre procedimentos contábeis no Brasil

publicado: 10/02/2021 13h32, última modificação: 10/02/2021 17h44
1 | 2
2 | 2

De autoria de Manoel Rubim da Silva, docente do Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliária e Administração (Decca) da Universidade Federal do Maranhão, ocorreu, na noite de ontem, 9, de forma digital, o lançamento do livro “Contabilidade Societária: 80 anos de Procedimentos Contábeis no Brasil”. O livro aborda o reconhecimento pela legislação societária do novo órgão normativo contábil brasileiro, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), pontuando, também, os fatos que impactaram de modo geral as normas e os procedimentos contábeis brasileiros.

Segundo o autor do livro, não se trata de um livro de história da contabilidade, como muitos podem pensar, mas trata-se de um livro que faz um rápido passeio pelo século XIX, precisamente 1808, quando foi instituído no Brasil o método das partidas dobradas, por determinação de Dom João VI, com a criação do Erário Régio.

“Esse método das partidas dobradas é fruto de um gênio da humanidade, Frei Luca Pacioli, mentor e conselheiro de Leonardo da Vinci. Logo tivemos a instituição das escolas de comércio, em que  Estêvão Rafael de Carvalho, vianense, publicou o primeiro livro de contabilidade publicado no país, na cidade de São Luís, intitulado como ‘Metafísica da Contabilidade  Comercial’, que passou muito tempo esquecido no limbo da nossa história e só foi trazido à tona em 1987, por Nascimento Moraes Filho”, destacou.

Ele ainda comentou que chegamos até os tempos atuais com a vigência da Lei 6404/76, cujas prescrições contábeis se estendem às demais sociedades por força do Decreto 1588-77, sendo praticamente natimortas as disposições do Código Civil Brasileiro que tratam sobre escrituração contábil. “Entre os propósitos deste livro, está o de ajudar os estudiosos da contabilidade que não vivenciaram essas mudanças e não dispõem de livros que unam estes laços, para que se possam dilucidar o atual momento que a contabilidade vivencia no cenário brasileiro. Este livro é fruto de conversas e do muito escutar”, frisou. 

O reitor Natalino Salgado mencionou que é um momento sublime e de grande orgulho o lançamento de uma “bela profícua produção científica”, em suas palavras, de autoria do professor doutor Manoel Rubim. “Este não é só um livro técnico, mas, sim, uma obra que se aprofunda no social, com uma ampla revisão bibliográfica de legislação, tornando-se uma bíblia e referência de consulta de todos aqueles que militam e pesquisam o ramo das ciências contábeis. O professor Manoel Rubim propôs a se fazer como cidadão, comprometido com a ciência na sua área, com a Universidade e com o servir à sociedade por onde percorreu sua jornada acadêmica e profissional. A Universidade se orgulha muito de ter em seu corpo docente uma personalidade ímpar do posto de vista ético, moral e intelectual, sendo um exemplo para a sociedade, especificamente, para jovens e alunos”, discursou.

O livro estará disponível gratuitamente no site da Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma) a partir desta sexta, 12.

Assista na íntegra a cerimônia de lançamento do livro

Saiba mais

A obra tem seu prefácio escrito pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UFMA, Maria Eugênia Rodrigues Araújo, e objetiva retratar os preceitos e os procedimentos contábeis presentes na legislação societária desde o antigo Decreto-Lei n.º 2.617/1940, que dispunha sobre as Sociedades Anônimas, comentando as mudanças nos preceitos e procedimentos contábeis, a partir da entrada em vigor da nova Lei das Sociedades por Ações, e as posteriores alterações, especialmente no que diz respeito às leis que tratam da harmonização contábil brasileira, com as Normas Internacionais de Contabilidade emanadas do International Accounting Standards Board (Iasb).

Manoel Rubim da Silva é graduado em Ciências Contábeis e especialista em Auditoria Contábil pela UFMA. Em 1976, foi aprovado em concurso público na função de técnico em Contabilidade na Inspetoria Seccional de Finança do Ministério da Fazenda em São Luís. Já foi auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, e, em 1986, prestou concurso para professor da UFMA, com aprovação. Em 2020, recebeu da Universidade o título de Professor Emérito.

Por: Allan Potter

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: