DCom promove reunião de alinhamento estratégico com comunicadores das unidades da Gestão Superior

publicado: 08/02/2024 17h03, última modificação: 08/02/2024 18h08

Com o intuito de fortalecer a comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a equipe da Diretoria de Comunicação (DCom), sob a direção do professor Pablo Monteiro, realizou, na manhã desta quinta-feira, 8, uma reunião com os profissionais responsáveis pela comunicação das unidades da Gestão Superior da instituição, visando alinhar estratégias e planos de ação de comunicação.

Durante a reunião, foram abordados temas como ações estratégicas, mídias sociais, canais digitais, usos institucionais da marca UFMA e a realização do encontro de comunicadores. Além disso, foram apresentadas propostas para otimizar a comunicação interna entre as diversas unidades da Universidade.

Além dos debates realizados, o encontro estabeleceu diretrizes estratégicas para potencializar a comunicação da UFMA, garantindo maior eficiência à produção e circulação de informações e produtos midiáticos relevantes para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. A iniciativa visa promover uma comunicação mais integrada e alinhada com os objetivos e valores da comunicação pública.

As equipes de comunicação das unidades ressaltaram a importância do alinhamento para fortalecer a imagem da UFMA e garantir uma comunicação mais eficaz para todos. Cada profissional teve a oportunidade de expor suas principais atividades dentro de seus respectivos setores.

O Diretor de Comunicação (DCom), professor Pablo Monteiro, explica que o encontro teve por propósito conhecer e integrar toda a comunicação da Universidade, com o objetivo de oferecer à comunidade uma comunicação pública cada vez mais efetiva, em conformidade com as diretrizes estabelecidas, ampliando e reforçando as interações e relações com o público.

“Essa é uma iniciativa da gestão para fortalecer nossos processos e estratégias de comunicação e relacionamento com todos os públicos da nossa instituição. Isso é fundamental, especialmente, considerando o cenário de midiatização e velocidade das informações em que estamos inseridos. Pensar em uma comunicação pública sempre mais dinâmica e interativa, que promova a ciência, o tripé ensino, pesquisa e extensão e contribua para o exercício da cidanania é nossa prioridade", destaca.

Próximos passos

Os próximos passos envolvem a realização de reuniões mensais de alinhamento e workshops na área da comunicação, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos. A expectativa é que tais iniciativas contribuam significativamente para fortalecer a presença da UFMA nos meios de comunicação e para ampliar o alcance de suas mensagens junto à comunidade acadêmica.

Além disso, estão previstas também reuniões com as diretorias dos centros do continente, como ocorreu no Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) em dezembro de 2023, em conjunto com o núcleo de comunicação do Câmpus.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Ingrid Trindade