Daces promove o projeto "Acessibilidade se aprende em casa"

publicado: 17/05/2024 15h00, última modificação: 17/05/2024 15h23
Daces promove o projeto "Acessibilidade se aprende em casa"

A Diretoria de Acessibilidade (Daces) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove o projeto Acessibilidade se Aprende em Casa, com o objetivo de orientar, auxiliar e informar sobre como o atendimento à pessoas com deficiência. O projeto abordará melhores práticas para realização de atendimentos acessíveis, a fim de proporcionar maior autonomia e inclusão de pessoas com deficiência, primando pela segurança do público e compromisso social da Universidade.

Roselane Martins, tradutora e intérprete de Libras da Daces, detalhou sobre como surgiu nome do projeto, "Acessibilidade se aprende em casa", e a importância do curso no âmbito universitário. “Desde criança escutamos muito o ditado popular: olha, a educação se aprende em casa, responsabilidade se aprende em casa. Diante disso, associamos esse conceito que temos, que é algo que aprendemos em casa e que precisamos levar para fora. Portanto, como a universidade tem uma importância tão grande quanto a nossa casa, para muitos de nós servidores e técnicos, logo, aprendemos em casa, na Universidade. O intuito é levar o projeto para dentro da nossa casa universitária, encaminhar para a nossa vida social e em outros espaços”.

Roselane também frisou a abordagem do projeto em cada um dos setores, que busca atingir toda a comunidade acadêmica para a divulgação e compartilhamento de informações e conceitos de acessibilidade no câmpus.

“O projeto foi pensado para atender a comunidade da UFMA, levando aos setores, inicialmente administrativos, que também atendem ao público diretamente. Mas a gente pretende levar para todo o campus. Levar informações, conceitos e também compartilhar a responsabilidade da acessibilidade no câmpus com todas as pessoas que fazem parte da Universidade. É a primeira vez que fazemos um projeto específico para cada setor. Por isso, quando nós pensamos num treinamento para um setor, vamos pesquisar sobre ele, trazer referências para o público que se encontra em determinado setor. Também vamos aquele momento prático, quando vamos no espaço, e todo mundo já vai ter condições de observar, de detectar situações que são vulneráveis em relação à acessibilidade. Dessa forma, é fazer com que os setores se despertem para compartilhar isso quando há, se não que seja de uma forma bem lenta, ainda mais pontual, mais transformar esses setores em espaços acessíveis também para todo mundo”.

A Diretoria de Comunicação, a Gráfica e a Editora da Universidade Federal do Maranhão foram os primeiros setores a receber o curso, que é dividido em momentos teóricos e práticos. No primeiro encontro, que ocorreu no dia 15 de maio, foram feitos debates a respeito do atendimento e prestações de serviços a pessoas com deficiência, por meio de ações educativas nas melhores práticas para realização de atendimentos acessíveis.

Maria Victoria Sousa relatou a satisfação em estar fazendo parte da realização do projeto dentro da Universidade. “Quando fiquei sabendo do curso, eu fiquei muito feliz porque eu entendo a importância que isso tem para a minha vida, tanto profissional quanto pessoal. Minha mãe é uma pessoa com deficiência e, por conta dela, eu entendo a importância da acessibilidade. É muito importante a Daces trazer esse curso pra gente, porque por mais que eu tenha a experiência da minha mãe, cada deficiência é uma e tem suas especificidades. Logo, eu pude ter uma dimensão de coisas que eu não tinha ideia que eram fundamentais. Eu fico muito feliz que esse curso esteja acontecendo, porque a Universidade é para todos e os alunos com deficiência precisam pertencer e ter a melhor experiência possível na Universidade e na vida”, expressou a estudante.

O treinamento do projeto "Acessibilidade se Aprende em Casa" terá as próximas aulas nos dias 22 e 29 de maio, com carga horária total 12 horas, presencialmente, no auditório da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), Prédio Castelão.

Por: Camilla Fernanda

Produção: Sarah Dantas